"I Want to Break Free" é uma música lançada pelo Queen em abril do ano de 1984. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse clássico foi escrito pelo baixista John Deacon e não pelo vocalista Freddie Mercury.
A música é na realidade um desabafo do baixista em relação a sua timidez, pois ele foi o único a não cantar em nenhuma música da banda como vocalista.
Ao mesmo tempo, John relacionou algumas questões ao clima pesado que cercava a banda nessa época, tanto é que o Queen chegou a se separar por algum tempo. Muitas pessoas acham que "I Want To Break Free" foi escrita por Freddie Mercury e a interpretam erroneamente acreditando que a música possui uma temática gay, devido ao seu clipe em que os integrantes aparecem vestidos e caracterizados como mulheres.
|
FICHA
|
"Queen - I Want to Break Free"
Data de Lançamento: 1984
Estilo: Synthpop, Pop Rock
Lado A
01. I Want To Break Free (Extended Mix) - 7:13
Lado B
01. Machines (Or 'Back To Humans') - 5:07
Produtores: Reinhold Mack, Queen
Gravadora: EMI
|
|
A música possui uma pegada eletrônica e até synth pop, com sintetizadores bem acentuados, o que fez com que alguns fãs mais radicas do quarteto torcessem o nariz, pois preferem a fase mais roqueira da década 70. Muita gente também acha que o seu solo é tocado por Brian May, mas John Deacon impôs que não queria um solo de guitarra. O solo na verdade é tocado por Fred Mandel em um sintetizador e apenas nas apresentações ao vivo é tocado por Brian May.
Após o seu lançamento, o seu single foi bem recebido em toda a Europa e América do Sul, enquanto nos Estados Unidos chegou apenas na quadragésima quinta posição nos Estados Unidos. No Reino Unido, o single ficou com a terceira posição e vendeu mais de duzentas mil cópias. A canção foi lançada como segundo single do álbum The Works.
"I Want to Break Free" possui três versões, sendo a que entrou no disco The Works, uma versão mais encurtada e outra estendida.
A versão "Extended Mix" possui mais de sete minutos de duração e é simplesmente uma delícia de ouvir e dançar. Aqui o Queen provou também que poderia sacudir as pistas de dança do mundo todo, prolongando o que já é ótimo em sua versão original. Essa versão contém uma introdução maior do que as outras versões e por volta dos seis minutos ela contém alguns trechos de outras músicas do disco The Works como Radio Ga-ga.
Na maioria dos países, o lado B do single contém a música "Machines (or Back to Humans)" e no Brasil no lado B foi incluída a música "It´s a Hard Life".
Em alguns lugares a capa do single traz uma foto de cada integrante do Queen e em outros lugares a capa traz as fotos dos quatro integrantes juntos.
Depois do seu lançamento, o Queen tocou "I Want to Break Free" em praticamente todas as suas apresentações ao vivo, inclusive no show histórico na primeira edição do festival Rock in Rio em 1985.
|
A canção foi interpretada pela cantora Lisa Stansfield no Tributo a Freddie Mercury, onde ela apareceu vestida como uma dona de casa e com um aspirador de pó, em uma clara referência ao traje utilizado por Freddie Mercury no clipe da música.
"I Want to Break Free" até hoje é bem executada em rádios do mundo todo, inclusive no Brasil. Não deixe de conferir todos os clássicos do Queen no especial que acontece neste sábado na pista do Projeto Autobahn, a festa que mais toca Queen no Brasil!
Nos vemos lá