Pocket Calculator
Queen - Radio Ga Ga

 

FICHA

Queen - Radio Ga Ga
Lançamento:
1988
Estilo: Synthpop/Pop rock

Lado A
01. Radio Ga Ga (Extended Version) - 6:50

Lado B
01. Radio Ga Ga (Instrumental) - 6:01
02. I Go Crazy - 3:42

Produção: Reinhold Mack, Queen
Remix: Alan Tarney
Gravadora - EMI

Vamos falar de uma das mais grandiosas canções dos anos 80: "Radio Ga Ga" da banda inglesa Queen! Essa é uma obra-de-arte em forma de música, praticamente uma unanimidade!

Produzida pelo alemão Reinhold Mack e lançada em 23 de Janeiro de 1984, foi a primeira música de trabalho do álbum The Works (décimo-primeiro de estúdio do grupo).
Escrita pelo baterista e também multi-instrumentista, Roger Taylor, foi um estrondo mundial, alcançando o primeiro lugar em 19 países. Também, né? Quem ouve essa música sente todo o primor de uma construção épica: Rock com base eletrônica: muitos sintetizadores!!!

E imaginar que Roger não pensou que se tornaria um sucesso... Freddie Mercury foi quem percebeu suas qualidades e sugeriu dar um ar mais sofisticado... Sim, porque a primeira inspiração foi a fala do filho de 2 anos de Roger Taylor: “Radio Ca-Ca”, depois de ouvir algo no rádio...

Quando a banda ouviu os primeiros esboços, John Deacon tratou de escrever uma linha de baixo primorosa, Freddie Mercury aprimorou a harmonia, os arranjos, a letra (substituiu Ca-Ca por Ga Ga: porque poderia aparentar pejorativo em várias línguas latinas) e, para finalizar, escalaram o tecladista canadense Fred Mandel (trabalharia tempos depois com Supertramp e Elton John) que programou os sintetizadores com muita competência!!!

Já a letra descreve o aumento da popularidade da televisão prevalecendo acima do rádio, fazendo refletir sobre a importância do rádio em divulgar e promover a boa música, no gostar da música pela sensação auditiva que ela nos traz... A composição transmite um verdadeiro alerta: o rádio está em risco de se tornar obsoleto... e com isso todo nosso poder de imaginação... É um apelo implorando para o rádio não desaparecer... O rádio deve prevalecer apesar de tudo...

Uma crítica velada à MTV que surgiu em 1981 nos EUA... Realmente: se pensarmos bem, para a época, foi um choque enorme essa influência que viria com toda força: de se dar preferência para o vídeo de uma música sem ao menos tê-la anteriormente escutado no rádio... a TV assumindo quase que totalmente o lado auditivo, o visual parecendo ser o mais importante... Um perigo imediato à qualidade da produção musical!!! Atualmente estamos, tristemente, constatando isso...

O 12" é maravilhoso, a extended version, além de ser um prolongamento do prazer, é recheado de sintitezadores bem ao estilo technopop que estava estourando, ajudou muito a música a estourar nas pistas de dança, pois a versão com intro maior e breaks durante a música permitia ser usada nas pistas pelos DJs de todo o mundo! A versão instrumental também é linda e foi usada como base de outras versões Acappella de clássicos das pistas na época.

Uma música magnífica, tão louvada que ultrapassa décadas, sendo inspiração e comprovação para a atualidade sempre e para sempre!!!

Damaris Camargo Aranha