Pocket Calculator
Robotiko Rejekto - Rejekto!

 

FICHA

Robotiko Rejekto - Rejekto!
Lançamento:
1987
Estilo: TDI/New Beat

Lado A
01. Rejekto (Perfekto Mix) - 6:01

Lado B
01. Rejekto (U.S. Dub) - 5:57

Produção: Talla 2XLC
Remix: Talla 2XLC
Gravadora - Techno Drome International

Single de estreia de Robotiko Rejekto “Rejekto!” foi lançado em 1987 pela ZYX Records e produzido por Talla através de seu selo, o TDI (Techno Drome International). Para quem não se lembra, a ZYX Records era comandada por Bernard Mikulski (um dos primeiros acionistas da CBS alemã). Mikulski criou o termo “Ítalo Disco” e foi pioneiro em distribuir e divulgar trabalho de artistas do gênero. A gravadora também foi responsável por lançar os projetos de Talla 2XLC, se consolidando também no cenário do eletrônico industrial.

Há uma história interessante sobre o selo TDI. Quando Talla criou o nome do selo sua intenção era atribuir esse mesmo nome a um novo estilo musical, e assim unir ambos projetos, como produtor e como músico. Tanto que há um trecho da música em que ele fala "This is the first release of TDI". Mas no final o nome não vingou e seu trabalho foi classificado como EBM/New Beat. Outro fato interessante sobre o single é que, embora a dupla seja alemã, a música é cantada em romeno. O motivo eu não sei, mas o fato é que ficou muito bom e combinou bastante com a atmosfera da música.

Infelizmente o single não entrou nas paradas, mas caiu no gosto dos fãs do gênero, ganhando lugar entre os mais representativos, como Front 242 e Nitzer Ebb.

As paradas sempre representaram o lado mais pop da música, então é natural que um single tão alternativo, principalmente na época em que era novidade, não figurasse tão facilmente nas listas das mais tocadas.

Lançado em 7” e 12” polegadas, todas contam com versões diferentes de “Rejekto!”. Todas são muito boas, mas sempre prefiro as mais longas.


Tudo que é ou se parece com EBM é bom! Mas a questão principal não é identificar o estilo em que se enquadra mas sim a qualidade. E isso é o que não falta nos trabalhos de Talla! EBM ou New Beat, aquela intensidade típica e necessária que ambos estilos carregam é suficiente para dar a energia que qualquer um precisa na pista.

Natascha Coelho