Pocket Calculator
Rosario E I Giaguari ‎– Volare (Version 1989 Nel Blù Dipinto Di Blù)

 

Nel blu dipinto di blu [nel 'blu di'pinto di 'blu] (em português: "No azul pintado de azul"), popularmente conhecida por "Volare", é a música que se tornou a primeira vencedora do Grammy em 1958. Foi a primeira e até hoje a única música numa língua que não seja a inglesa a conseguir tal feito.

É também, uma das 7 músicas não cantadas em inglês a atingir o topo da parada Billboard Hot 100. No total, ela permaneceu durante cinco semanas (não consecutivas) no Hot 100, entre agosto e setembro de 1958.

A letra foi escrita por Domenico Modugno e Franco Migliacci e o arranjo foi composto por Domenico Modugno, que também foi o primeiro cantor a interpretar a canção, seguido de mais de uma centena de interpretações diferentes ao longo dos anos.

Ok, mas por que estamos falando de uma música dos anos 50, na pagina dos anos80? Pois bem, 31 anos após seu lançamento, Volare, ainda na voz de Modugno, voltou às paradas de sucesso e agitou as pistas das casas noturnas européias, com uma roupagem eletrônica, no melhor estilo Italo House, graças ao projeto "Rosario E I Giaguari", de Roberto Zanetti. Não esquecendo que David Bowie já havia feito um cover dessa música no filme Absolute Begginers em 1986, uma das poucas versões com a voz maravilhosa de Bowie cantando em italiano infelizmente não tenha entrou na trilha sonora do filme.

FICHA

"Rosario E I Giaguari ‎– Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)"
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Acid House / Italo House

Lado A
01. Volare (Extended Version) - 4:42
02. Volare (Radio Version) - 3:26

Lado B
01. Volare (Club Mix) - 4:42
02. Volare (Acapella Version) - 3:00

Produtor: Robyx (Roberto Zanetti - Savage)
Remixes: Roberto Zanetti (Savage)
Gravadora: Discomagic Records

Roberto é um musico e produtor musical, italiano também conhecido sob o nome artístico de Savage, com o qual começou a ganhar notoriedade em 1983 com a inesquecível "Don't Cry Tonight", considerado por muitos um dos primeiros sucessos da Italo Disco, estilo que dominou o mundo a partir de 1983, com nomes como o próprio Savage, Gazebo, Baltimora, Righeira, etc.

Já em seus trabalhos como produtor musical, Zanetti usava o codinome Robyx. Fundou seu próprio selo "Discomagic Records" se tornando uma subsidiária da ZYX Records, uma das principais gravadoras dos anos 80, que foi pioneira no lançamento do Italo Disco, New Beat, EBM entre diversos outros estilos.

Mais tarde Roberto Zanetti simplesmente criou o Ice MC, Coronna, Double You entre diversas outras bandas que fizeram muito sucesso nas pistas da década seguinte. Todos eles tinham por trás o mesmo cérebro criador de ritmos e mega hits. Mr Roberto "Savage" Zanetti.

Muitas delas seguindo a fórmula do seu sucesso, pegar uma música e transformá-la num hit moderno para as pistas de dança.

Projetos como Rosario E I Giaguari, podem parecer estranhos para os padrões atuais, mas no final dos anos 80, era um formato usual, músicos da época lançavam singles com títulos de bandas fictícias, como uma ação de marketing diferenciada, vide o New Beat belga e a Acid House inglesa.

Ainda com o projeto intitulado Rosario E I Giaguari, Robyx lançou outros 2 singles em 1989, trazendo as músicas French Kiss & Mamma e Maccaroni Beat.

Quanto a Volare, o single lançado inicialmente na França, trazia 4 versões, duas em cada lado do disco, todas igualmente apaixonantes.

Destaque para a versão Dub, que começa como as outras com sobreposição da voz de Modugno e o histórico de Think (About it) da Lyn Collins, tão usada em diversas versões de Acid House e New Beat (as últimas informações dão conta que foi sampleada em 2422 músicas e versões). A versão nem é tão dub assim (geralmente as versões Dub são variações mais instrumentais da própria música, com poucos vocais), os vocais estão lá, mas alguns versos reduzidos com efeitos de eco ou altas reverberações.

A versão extended com um beat mais alongado no começo, seguindo um beat bem latino e totalmente dançante, além de todas as versões para as pistas de dança, todas muito bem recebidas nas pistas e nas rádios européias, a ultima faixa é uma bela versão Acapella, perfeita para ouvir e relaxar ouvindo o belo timbre de Modugno. Claro que também foi muito usada nas pistas de dança quando os DJs ameaçam a próxima música sobre outra base, já preparando o clima para a próxima música...

O single lançado no formado vinil 12", foi mixado e prensado pelo selo "Casablanca Recordings" , outra criação de Roberto Zanetti, que na época lançava todos os artistas que produzia por esta gravadora.

Sabado é dia de dançar este clássico de 1989, bem como o melhor da década de 80 na pista mais concorrida de São Paulo!

Nos vemos lá

Marcos Carillo