Love Missile F1-11 é uma música da banda britânica Sigue Sigue Sputnik, lançada em Março de 1986 como primeiro single do seu álbum de estréia chamado Flaunt It. Love Missile pode ser considerado o maior hit da banda, pois atingiu a posição de número três na parada de singles inglesa (a UK Singles Chart), além de ter alcançado boas posições em diversos países como Alemanha, Irlanda, África do Sul e o topo da parada da Espanha. Vale citar ainda que a música Love Missile conta com produção de ninguém menos que Giorgio Moroder, ele que é considerado um dos gênios da música eletrônica mundial, tendo trabalhado com diversos artistas como Donna Summer e Phil Oakey do Human League, apenas para citar alguns.
A versão de Love Missile que foi lançada no single no formato 12" conta com uma duração aproximada de sete minutos, naquilo que pode ser considerada um dos maiores deleites para as pistas de dança dos anos 80. Era muito comum na década de 80 que a música fizesse parte de qualquer set com as maiores bandas do estilo new wave, pois a sonoridade altamente futurística da música e recheada de muitos samples de grandes filmes resultou em um dos grandes clássicos de toda a década de 80. Esta versão já começa com a frase " Of the old ultra-violence", que é um sample de Laranja Mecânica dita pelo personagem Alex, interpretado por Malcom Mcdowell. Em seguida nesta mesma versão chamada de Extended Version é possível identificar a frase: " It´s a test, it´s a test, it´s a test". Esta frase é um sample do filme Blade Runner que está aplicando um teste no andróide Leon. Ainda temos a frase "I´m gonna tell You about my mother" também de Blade Runner (na versão original a frase original é " It's a test, to provoque an emotional response" e a parte final do filme dita pelo andróide Roy Batty I´ve seen things You people wouldn´t believe"). Aos dois minutos e meio dessa versão temos um sample da Nona Sinfonia de Beethoven, que também foi utilizada no clássico de Stanley Kubrick: Laranja Mecânica.
Mais próximo ao final da música temos a frase sampleada do filme Scarface "When You get the money". E bem no final dessa versão é dito a frase: " Son the whole world will know my name", esta frase foi dita pelo lutador russo Ivan Drago (interpretado por Dolph Lundgren), no filme Rocky IV. Na época do seu lançamento, a música fez muito barulho nas pistas mundo afora, pois além de contar com todas essas referências de grandes filmes junto ao público e crítica, ela conta com as guitarras marcantes de Tony James e as baterias de Ray Mayhew e Chris Kavanagh. No lado B do formato "12 do single temos a versão Love Missile F1-11 Dance Mix, esta versão começa com "Music for the Funeral of Queen Mary", escrita por Henry Purcell em 1600. E ainda é dito "Terminator" várias vezes, numa clara referência ao sucesso O Exterminador do Futuro. Ainda no Lado B temos a música Hack Attack, que é impossível ouvir e não se imaginar jogando em um daqueles lugares com vários fliperamas, programa muito comum feito pelos adolescentes dos anos 80. É simplesmente sensacional e fora do comum a visão que o Sigue Sigue Sputnik tinha do futuro em plena década de 80.
|
||||||
Ronaldo Martins Lima |