Pocket Calculator
The Smiths - Ask

 


“Ask” é o 12º single dos Smiths e chegou às prateleiras em outubro de 1986, após o lançamento do álbum “The Queen Is Dead”. A capa foi escolhida por Morrissey e traz uma foto da atriz Yootha Joyce. Morrissey declarou algumas vezes ser fã dos trabalhos da inglesa e tanto é que Joyce aparece também na capa de outro trabalho da banda: “Some Girls Are Bigger Than Others”.

FICHA

"The Smiths - Ask"
Data de Lançamento:
1986
Estilo: Synthpop, Indie

Lado A
01. Ask - 2:59


Lado B
01. Cemetry Gates - 2:39
02. Golden Lights - 2:38

Mixado por: Steve Lillywhite
Produzido por: John Porter
Voz Adicional: Kirsty MacColl
Escrito por: Marr e Morrissey


Gravadora - Rough Trade

O 12º single originalmente traz duas canções: “Ask” e “Cemetry Gates”. Em outra versão lançada em alguns países foi incorporada também a faixa “Golden Lights”.
“Ask” é considerada um “hino” para os tímidos e retrata um pouco do Morrissey na adolescência: tímido e recluso, escrevendo “versos assustadores” para amigos estrangeiros por correspondência. A música ainda traz uma descrição metafórica do desejo sexual de Morrissey: “como a bomba que nos unirá”.

A canção não aparece nenhum álbum de estúdio da banda, entretanto ela foi incluída nas coletâneas “The World Won’t Listen” e “Louder Than Bombs”. Em “The Very Best Of The Smiths”, “Ask” aparece numa versão um pouco diferente da original.

“Cemetry Gates”, a faixa do lado B foi lançada originalmente no álbum “The Queen Is Dead” de 86. O título apresenta um erro de ortografia que nunca foi explicado; para alguns fãs o erro foi proposital, enquanto outros acreditam ser apenas um erro. A música é uma resposta aos críticos de plantão que acusavam Morrissey de plagiar textos de autores em suas canções. Ironicamente, Morrissey ainda fez questão de incorporar nessa música várias frases que não eram de autoria dele !!!


Já “Golden Lights” foi a primeira música regravada pelos Smiths. A versão original pertence a artista Twinkle e foi lançada em 1965. “Golden Lights” é uma parábola a respeito de uma jovem que é deixada pelo namorado quando de repente ele se torna um cantor famoso. Essa faixa também foi na coletânea “Louder Than Bombs”.

“Ask” alcançou a 14ª posição na ‘Uk Singles Charts’ e foi relançado em 1995. Desse trabalho, a faixa homônima foi a que ganhou maior destaque e várias regravações. Quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo! Todos os sábados, o Projeto Autobahn reúne na festa essa e outras canções dos Smiths... Fica a dica!

Curiosidades:

- O grupo The Killers apresentou um cover de “Ask” em um show em junho de 2013.

Taccy Mikulski