Pocket Calculator
The Smiths - Hand in Glove

 

Hand In Glove é uma música dos britânicos The Smiths, composta pelo vocalista Morrissey e o guitarrista Johnny Marr. A música foi lançada como primeiro single da curta carreira da banda em Maio do ano de 1983 pelo selo independente Rough Trade. A música atingiu a posição de número 03 na UK Indie Chart, mas não chegou a entrar no Top 75 da UK Singles Chart, ficando apenas com a posição de número 124. Uma versão remixada da música acabou entrando no primeiro álbum da banda, The Smiths lançado em 1984. E no mesmo ano, uma cover feita pela cantora Sandie Shaw (uma das musas e influências de Morrissey) também foi lançada. Sandie Shaw contou com a participação de Johnny Marr, Andy Rourke e Mike Joyce como músicos convidados na sua versão que chegou ao vigésimo e sétimo posto da UK Singles Chart.

FICHA

"The Smiths - Hand in Glove"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Rock

Lado A
01. Hand In Glove - 3:12

Lado B
01. Handsome Devil (Live) - 2:53

Produtor - The Smiths

Gravadora - Rough Trade

Muita gente não sabe, mas Morrissey e Marr escreveram a música em Janeiro de 1983, apenas entre o segundo e terceiro show que a banda havia feito. Morrissey chegou a dizer que logo após Marr ter lhe dado uma fita cassete da música, ele foi para casa e escreveu a letra em aproximadamente duas horas e estava bem consciente de que esse seria o primeiro trabalho gravado pela banda.

Em Fevereiro do mesmo ano, a banda agendou uma sessão de um dia no Strawberry Studios em Stockport pelo custo de 250 libras e da qual eles mesmos cuidaram da produção. Morrissey disse alguns anos depois que ficou insatisfeito com os seus vocais e retornou ao estúdio uma semana depois, para regravá-los. No dia seguinte a banda toda havia viajado para Londres e convencido o dono da Rough Trade, Geoff Travis a lançar a gravação. Porém apenas em Abril de 1983, quando Marr e o baixista Andy Rourke visitaram os escritórios da Rough Trade o guitarrista entregou a Travis a fita com Hand In Glove e uma versão ao vivo da música Handsome Devil. Marr informou a Travis: Escute isso, não é outra fita. Travis ligou para a banda e os convidou para voltar a Londres, pois lançaria Hand In Glove como single.

E dois meses depois do lançamento do single a banda gravou a música novamente durante as sessões abortadas para o disco de estreia com o produtor Troy Tate. Essa versão foi gravada em um tom menor que a versão original e tem uma introdução mais curta. A banda gravou a música novamente com o produtor John Porter em Outubro no Manchester´s Pluto Studios. Morrissey simplesmente rejeitou essa versão. Para a versão remixada que entrou no disco de estreia dos Smiths, John Porter procurou deixar ao máximo a guitarra de Marr separada dos vocais de Morrissey e ainda deu mais ênfase as batidas de bateria de Mike Joyce. Assim deixou a música com um desfecho um pouco mais dramático e direto.

A música começa com Marr tocando uma gaita, e o jornalista Simon Goddard chegou a escrever que provavelmente a inspiração para Marr teria sido a música Love Me Do dos Beatles. E o que falar das batidas de Mike Joyce... uma pegada forte, poderosa e simplesmente inesquecível. Aqui Mike realmente dá um show a parte. Sobre a letra de Hand In Glove, Morrissey afirma que trata-se de uma solidão completa e alguns anos depois chegou a declarar que é a música mais especial da banda. E ainda há referências de Morrissey a trabalhos da dramaturga Shelagh Delaney, a qual Morrissey iria se referir a várias músicas depois. O verso "I´ll probably never see You again" (Eu provavelmente não verei você de novo), aparece nas peças de Delaney A Taste of Honey e The Lion In Love.

Impossível falar de Hand In Glove e não associar a música a capa icônica do single que trazia um homem de costas e nu. Obviamente que na época do lançamento, a capa deu o que falar gerando controvérsia e arrancando reações inusitadas até dos pais dos integrantes da banda. Quando Andy Rourke mostrou o disco para seus pais, eles disseram: Por que um homem pelado na capa, meu filho. Muitas pessoas reagiram da mesma forma e não entenderam que Morrissey e Marr queriam mostrar ao mundo a arte na sua forma mais pura e simples. Com Hand In Glove, os Smiths já mostraram logo de cara ao mundo a que vieram, chegando com os dois pés na porta!

 

Ronaldo Martins Lima