Pocket Calculator
Soft Cell - Tainted Love

 


Lançado em 1981 pela Some Bizzare Records, este é com certeza o single mais conhecido da dupla.

Depois do relativo fracasso do primeiro single, o "Memorabilia", a dupla foi pressionada pela gravadora a lançar um single que fizesse de fato sucesso. Decidiram então lançar uma versão de "Tainted Love", música de Ed Cobb, interpretada por Gloria Jones na década de 60.

FICHA

"Soft Cell - Tainted Love"
Data de Lançamento:
1981
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Tainted Love - 2:40

Lado B
01. Where Did Our Love Go - 3:14
02. Tainted Love / Where Did Our Love Go - 8:55

Arte – Hothouse
Engenheiro – Paul Hardiman
Ilustração – Kris Neat
Fotografia – Peter Ashworth
Produção – Mike Thorne
Sintetizador e Percussão – David Ball
Vocal e Percussão – Marc Almond



Gravadora - Some Bizarre

A escolha com certeza não poderia ter sido melhor. Sucesso absoluto, a versão de Soft Cell permaneceu nas paradas britânicas por 30 semanas, duas delas em 1º lugar, e nas paradas americanas por 43 semanas, onde alcançou o 8º lugar. Também entrou nas paradas de países como Austrália, França e Alemanha, entre outros. Não foi à toa que "Tainted Love"foi o single mais vendido no Reino Unido em 1981.

Mas a dupla não imaginava ter feito uma escolha tão perfeita. Marc Almond declarou em seu livro, Tainted Life, que não criou muitas expectativas com relação ao single, que apenas pensou que talvez entrasse no UK Top 50.




Eles realmente fizeram um trabalho muito bom, pois a letra combinou perfeitamente bem com os arranjos de David Ball nos sintetizadores e com a voz suave e incrivelmente melancólica de Marc Almond. Simplesmente perfeito! Essa é de longe a melhor versão dessa música.

Diferentes versões em 7"e 12"foram lançadas em diferentes países. Na minha opinião, a melhor é a versão 12" que tem um medley de "TaintedLove"e "Where Did Our Love Go"(versão da música de The Supremes, também da década de 60). Combinação perfeita, essa versão é simplesmente maravilhosa! Pelo menos pra quem gosta de uma versão longa, rs. Parece até que uma realmente faz parte da outra, pois sempre que escuto "Tainted Love" fico esperando "Where Did Our Love Go" entrar.

A capa do single foi feita pelo mesmo estúdio que fez capas de álbuns de bandas como The Boomtown Rats, Dire Straits e Status Quo.

A versão de "Tainted Love" de Soft Cell é muito conhecida até hoje e ainda é executada nas rádios e até mesmo na televisão em comerciais etc. A dupla sempre será lembrada por causa desse single, por qualquer geração.


 

Natascha Coelho