Pocket Calculator
Soft Cell - What!

 


Lançado em 1982 pela Some Bizzare Records para promover o segundo álbum de Soft Cell, o Non-Stop Ecstatic Dancing, “What” foi produzido por Mike Thorne. Thorne produziu vários singles e álbuns de Soft Cell e The Communards, além de vários outros artistas.
Permaneceu oito semanas nas paradas do Reino Unido, onde chegou a alcançar o 3º lugar. Foi o último single da dupla a se classificar entre os 10 primeiros das paradas britânicas. Já nas paradas americanas, não entrou no top 100 da Billboard alcançando apenas o 101º lugar.

FICHA

"Soft Cell - What"
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Synthpop

Lado A
01. What! - 2:52

Lado B
01. ....So - 3:45


Engenheiro:
Don Wershba, Bill Clarke
Instrumentos: Dave Ball
Mixado por: Harvey Goldberg
Produtor: Mike Thorne
Vocal: Marc Almond
Escrito por: H.B. Barnum, Dave Ball


Gravadora - Some Bizarre

“What” foi originalmente lançada em 1965 por Melinda Marx (além de cantora, participou de alguns poucos filmes nas décadas de 50, 60 e 70) e regravada em 1966 por Judy Street (provavelmente a versão um pouco mais conhecida, rs). Mais uma vez a dupla optou por lançar uma versão de uma música da década de 60 e mais uma vez a ideia deu muito certo. Na verdade, a versão de Soft Cell é provavelmente a mais conhecida e suponho que ninguém (ou quase ninguém) além de quem viveu a década de 60 conhece as versões anteriores, rs.

Não sou muito a favor de versões, pois grande parte das vezes (há exceções) o artista que regrava costuma estragar a original. Mas Soft Cell é uma das poucas bandas que consegue regravar sem estragar. Aliás, muitas das vezes a dupla faz um trabalho até mesmo melhor! Também não deixo de reconhecer que versões, embora muitas vezes ruins, servem como incentivo para que as pessoas procurem conhecer as originais. Tudo, ou quase tudo, tem seu lado bom, certo?

Os arranjos da versão de Soft Cell são bem parecidos com os arranjos das versões da década de 60. E o mais interessante nisso é que a música combina muito bem com o estilo da dupla, se encaixou perfeitamente no tipo de música e letra que costumam compor. Aliás, sempre escolheram muito bem quando se tratava de regravação e coisas do tipo. Em todos os casos realmente parecia algo feito por eles.

O single foi lançado em 7” e 12”. No Reino Unido, tanto a versão 7” quanto a versão 12” contém “What” no lado A e “So” no lado B. Como sempre prefiro a versão 12”, rs. Já nos EUA enquanto a versão 7” contém “Memorabilia” no lado B, a versão 12” contém “Insecure Me”. O lado B de ambas versões americanas não haviam sido lançados em nenhum álbum, apenas como singles.

“Memorabilia”, inclusive, foi o single de lançamento da banda e mais tarde incluído em Non-Stop Ecstatic Dancing. Já “Insecure Me” só foi incluído na versão remasterizada de Non-Stop Ecstatic Dancing de 1998.


 

Natascha Coelho