Pocket Calculator
Tears For Fears - Shout

 


"Shout" é sem dúvida, um dos maiores sucessos da banda inglesa Tears for Fears. Foi lançada no final de 1984 e no início de 1985 já ocupava os primeiros lugares nas paradas musicais da europa.
Foi incluída no album "Songs from the Big Chair" em 1985, album esse considerado a maior obra prima do Tears for Fears.
Composta por Roland Orzabal e Ian Stanley, a música traz um apelo político forte, muito comum nas composições daquela época:

"Trata-se de um protesto na medida em que incentiva as pessoas a não fazer coisas sem realmente questioná-los. As pessoas agem sem pensar, porque isso é apenas a maneira como as coisas acontecem na sociedade. Então, é uma música sobre a forma como o público aceita qualquer dor antiga, que é jogado neles." - Curt Smith

FICHA

"Tears For Fears - Shout"
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Shout (Extended Remixed Version) 7:32

Lado B
01. Shout (Full Version) 5:58
02. The Big Chair 3:22

Engenheiro – David Bascombe
Fotografia – Laurie Lewis
Produtores – Chris Hughes e Ian Stanley
Escrito por – Hughes, Smith e Stanley



Gravadora - Mercury

Essa música é como um apelo para que os jovens gritem, protestem e não simplismente aceitem o que a sociedade os impõe.
É considerada por alguns como uma das músicas que fizeram parte da "segunda invasão britânica no topo das paradas americanas , que começou com "Don't You Want Me" do Human League, primeira música a liderar as paradas americanas desde os Beatles.

O video clip de "Shout" contribuiu muito para o seu sucesso nos EUA e em agosto de 1985 atingiu o 1º lugar no Hot 100 da Billboard.
Aqui no Brasil tambem fez muito sucesso, tanto nas rádios como nas pistas das mais badaladas danceterias da época.




"Shout" é a música mais remixada do grupo com mais de 15 versões diferentes e foi cantada por várias bandas desde o seu lançamento.
Seu refrão e sua melodia são tão marcantes que em 2010 "Shout" foi usada como base para um hino não oficial da seleção inglesa na Copa do Mundo de 2010. Foi adaptada uma letra especial para a ocasião e serviria como um apelo "Shout for England" (Grite pela Inglaterra).

Em novembro de 2012 o grupo fará uma série de shows no Brasil, ótima oportunidade para matarmos saudades dessa que foi uma das melhores bandas dos anos 80.
Até a próxima!


 

Ivana Fevereiro