Pocket Calculator
The Cult - She Sells Sanctuary

 


Durante o ano de 1984 e no inicio de 1985 o Cult já tinha composto algumas músicas bem pesadas e imponentes para um futuro álbum, em alguns shows pela Europa no inicio de 85 eles já apresentaram algumas surpresas como: The Snake, No. 13, She Sells Sanctuary entre outras músicas devidamente gravadas em estúdio com o produtor do Rolling Stones Chris Kinsey.

FICHA

"The Cult - She Sells Sanctuary"
Data de Lançamento:
1985
Estilo: Rock

Lado A
01. She Sells Sanctuary (Long Version) - 7:00

Lado B
01. The Snake - 8:12
02. No. 13 - 4:38

Design - Jaypee
Fotografia [Capa] - Paul Cox
Produtor - Steve Brown
Escrito por - Astbury/Duffy

Gravadora - Beggars Banquet, Sire

Exatamente em março de 85 a banda lança seu novo single “She Sells Sanctuary” que foi um verdadeiro estouro nas rádios de todo o planeta inclusive no Brasil, onde chegou a ser lançado na versão vinil-single nacional que é uma verdadeira raridade entre colecionadores, com um visual bem hippie psicodélico.

Este single chegou ao 15º lugar na The UK singles charts e além do original de 7", três outras versões foram lançadas em torno do mesmo formato de 12": "The Long Version", "The Howling Mix", and "Assault on Sanctuary". Em 1993, várias outras misturas foram lançadas em dois CD-singles diferentes, cada um chamado de "Sanctuary MCMXCIII" (Vol. 1 e 2).




Ela aparece pela primeira vez em Singles de 92, depois em With Honor de 94 e por fim em Star Trek Free Enterprise de 98.

As outras músicas que ficaram no lado B como: Assault on Sanctuary, The Snake e No.13, não são tão imediatas quanto o lado A mas ainda soam bastante decentes.




Curiosidades:

Existem várias versões sobre o significado da letra de “She Sells Sanctuary” uma delas é que a música esta se referindo ao poder de encontrar a solidão nos braços de uma mulher, outra tese é de que She Sells Sanctuary tem a letra cuja citação faz parte do livro “Lame Deer: Caçador de visões” que retrata a historia da vida de um homem com descendência lakota (índios sioux norte americanos que serviram de inspiração para o The Cult), mas em duas outras ocasiões uma em 1991, Ian citou She sells como uma referencia ao sexo e na outra versão quatro anos depois como uma referencia ao amor, outros dizem que fala de uma prostituta “She sells” traduzido para “Ela vende” o seu santuário.

O que temos de realmente concreto sobre o significado desta musica são palavras que saíram da boca do próprio Ian:“Sobre o significado desta musica? É sobre sexo! Puro e simples, sexo que eu fiz e estou muito orgulhoso disso".

Nanda Ramona