Pocket Calculator
The Police - Don't Stand So Close To Me

 

FICHA

The Police - Don't Stand So Close To Me
Lançamento:
1980
Estilo: New Wave

Lado A
01. Don't Stand So Close To Me - 4:03

Lado B
01. Friends - 3:37

Produção: Nigel Gray

12" - Don't Stand So Close To Me 86'

Lado A

01. Don't Stand So Close To Me '86 (Dance Mix) - 6:23
02. Don't Stand So Close To Me '86 - 4:47


Lado B
01. Don't Stand So Close To Me (Original Version) - 4:01
02. Don't Stand So Close To Me (Live) - 4:01

Produção: Laurie Latham

Remix: Laurie Latham

Gravadora - A&M Records

Don´t Stand So Close To Me foi lançada como single pelos britânicos do The Police, e também foi o single principal do terceiro disco deles chamado de Zenyatta Mondatta. A letra dessa música trata de um assunto que provavelmente muitas pessoas já tenham sentido em algum momento de suas vidas: a descoberta de um desejo e uma paixão avassaladora pelo professor da escola. Mas é claro que essa paixão acaba se misturando com o sentimento de culpa, afinal é uma garota apaixonada por um homem bem mais velho.

A letra de Don´t Stand escrita pelo vocalista e baixista Sting, faz até uma citação ao romance Lolita, escrito por Vladimir Nabokov no verso: “Just Like the old man in that book by Nabokov”.

Na época do seu lançamento, Sting deu uma entrevista dizendo que queria escrever uma música sobre sexualidade na sala de aula. Embora Sting também tenha negado que a letra fosse autobiográfica, pois ele trabalhou como professor de inglês. A música combina perfeitamente a voz de Sting com a guitarra de Andy Summers e a bateria sempre precisa do gênio Stewart Copeland, os três elementos que tornaram o The Police uma das grandes bandas de rock de todos os tempos.

A música atingiu a posição de número um na parada de singles da Inglaterra e a posição de número 10 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos. No final de 1980, Don´t Stand foi confirmado como o single mais vendido na Inglaterra naquele ano. O lado B do single traz a música Friends, escrita por Andy Summers e inspirada no livro Stranger In A Stranger Land. Uma curiosidade é que foi pedida a participação de Sting em Mooney for Nothing, ele usou a melodia de Don´t Stand no verso “I Want My MTV” na música Money For Nothing para a banda Dire Straits, na época do lançamento do álbum Brothers in Arms, os advogados de Sting conseguiram posteriormente que Sting fosse creditado como co-autor da música ao lado de Mark Knopfler.

Em 1986 Don´t Stand foi relançada com o nome de Don´t Stand So Close To Me ’86. A música foi regravada pela banda com arranjos, melodias e um refrão diferentes dos originais. Essa versão embora tenha um andamento mais lento (sem aquela pegada meio reggae) que a original, trouxe uma grandiosa produção, digamos com mais cara de anos 80. A música foi lançada novamente como single e no seu formato “12 trouxe também uma versão chamada de Don´t Stand So Close To Me ’86 (dance Mix) com uma duração de quase 7 minutos, prolongando ainda mais esta maravilha e ainda uma versão ao vivo. Esta versão de 1986 também entrou no álbum Every Breath You Take: The Singles e novamente atingiu altas posições em diversos países como Irlanda e Holanda.

Don´t Stand voltou a ser lembrada no ano de 2009 com uma versão para o seriado musical Glee, interpretada pelo ator Matthew Morrison com algumas cenas baseadas no seu clipe original. Venha curtir Don´t Stand So Close To Me e todos os clássicos do The Police na pista do Autobahn em mais um super especial New Wave!


Ronaldo Martins Lima