Pocket Calculator
The Timelords - Doctorin' the Tardis

 

Único single do projeto The Timelords, “Doctorin’ The Tardis” foi lançado e produzido em 1988. Formado por Bill Drummond (ex produtor do Echo and The Bunnymen) e Jimmy Cauty, ambos integrantes dos projetos The JAMs e KLF, o single é uma homenagem a uma das séries mais populares da televisão, Doctor Who.

FICHA

"The Timelords - Doctorin' the Tardis"
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Acid House, Electronic

Lado A
01. Doctorin' The Tardis (Club) - 8:09

Lado B
01. Doctorin' The Tardis (Radio) - 3:33
02. Doctorin' The Tardis (Minimal) - 4:29

Produtor - The Timelords
Gravadora - Stiletto (Br) KLF Communications

Provavelmente motivados pela nostalgia e gosto pela cultura pop, todo o trabalho é recheado de referências. Não há dúvida de que a dupla é fã da série! O próprio nome do projeto faz referência a espécie de extraterrestres do qual o protagonista da série faz parte, e “Tardis” é o nome da máquina do tempo usada por eles. Na música também podemos escutar uma voz repetindo “Doctor Who”.

Além disso, a dupla fez um mashup de várias músicas que fazem parte da trilha sonora da série.

O single fez tanto sucesso que a dupla escreveu um livro sobre como criar um hit número um das paradas. E disso eles realmente entendem!


O single entrou em três paradas da Billboard: as 100 mais, onde alcançou o 66º lugar; as paradas de musica alternativa, onde alcançou o 17º; e as mais tocadas nas pistas, alcançando o 16º. A aceitação nos EUA foi realmente excelente! Já no Reino Unido, permaneceu nas paradas por mais de 2 meses e alcançou o 1º lugar!

Lançado em 7” e 12”, o primeiro conta com a versão rádio no lado A e uma versão um pouquinho maior no lado B, a “Doctorin’ The Tardis (Minimal)”. Já o 12” conta com uma versão longa com pouco mais de 8 minutos no lado A, e as duas faixas do 7” no lado B.

Excelente em todos os sentidos, este único trabalho de Timelords mostra o quão versátil pode ser um artista. Produtor, musico ou empresário, não importa a tarefa que se disponha a realizar, o resultado é sempre bom quando há talento de sobra.

E o resultado deste talento é uma homenagem a uma série que fez parte da infância e adolescência de muitas gerações, inclusive da geração da dupla.

 

Natascha Coelho