Pocket Calculator
Tones on Tail - Go!

 


Uma das músicas mais contagiantes dos anos 80, com toda certeza, é “Go!” do trio inglês Tones on Tail!

Composta por Daniel Ash (vocalista e guitarrista), Glenn Campling (baixista e tecladista) e Kevin Haskins (baterista) foi lançada em 1984 como lado B da faixa “Lions” integrante do único álbum de estúdio entitulado Pop.

FICHA

"Tones on Tail - Go!"
Data de Lançamento:
1984
Estilo: SynthpPop

Lado A
01. Go! - 3:21

Lado B
01. Happiness - 3:05

Distribuidora: Polygram Distribution Inc.
Engenheiros: Derek Tomkins e Pete Hawkins
Produtor: Tones On Tail


Gravadora - Vertigo

“Go!” causou grande surpresa ao alcançar um sucesso enorme nos clubes de Nova York, com suas principais caracteristicas: linha de baixo distorcida (inovação para a época), instrumentos de percussão bem peculiares, paradas propositais no meio da execução, somadas com a entonação da voz de Ash, bradando o inimitável: "Ya ya ya ya ya ya"! Sem mencionar o seu tom: diferencialmente, dançante!

Estimulante e desafiadora, até na letra: .../“if you put yourself down”/"you'll never win - get out of that hole”/"keep your mind open, your head up”/"you'll never - ever- get old”/"go!”/...

Nunca esquecida, é reverenciada também nos dias atuais, em trilhas sonoras:

- Grosse Pointe Blank - em português: Matador em Conflito (1997)
- Getting There - em português: Sweet 16: Motorizadas e Habilitadas (2002)
- Party Monster - sem nome em português (2003)
- NCIS - em português: Investigações Criminais (série de TV) (2009)
- Gossip Girl: Episódio - A Garota do Blog (série de TV) (2009)
- Beverly Hills, 90210 - em português: Barrados no Baile - Episódio U4EA


Podemos dizer que “Go!” é uma música eterna porque revoluciona, apresentando uma combinação incomum de tendências, meio que soturna mas ao mesmo tempo: alegre, uma espécie de empolgação misturada com um elementos sombrios, resultando numa explosão totalmente inédita e inebriante! Quando a ouvimos, podemos sentir esse mix de sensações! Impossível não delirar na pista, justamente por ser tão diferente... Única!





Fatos interessantes:

Todos os membros do trio tiveram ligações com a banda Bauhaus! Na verdade, Tones on Tail era um projeto paralelo de Daniel Ash (guitarrista da Bauhaus) que chamou Glenn Campling (roadie da Bauhaus) que seria baixista da Tones on Tail.

Kevin Haskins (baterista da Bauhaus), chegaria um pouco mais tarde (1983), com o fim da Bauhaus para definir a formação completa. Tones on Tail teve curto período de atividade (1982 até 1984), momento em que Ash discutiu com Campling e tentou reativar o Bauhaus, contudo Peter Murphy não aceitou. E Ash, mais uma vez, escalou mais um integrante (baixista da Bauhaus), David J, agora para formar um novo trio: Love and Rockets, contando com o próprio Daniel Ash, juntamente com Kevin Haskins e David J.

Em 1998 foi lançada uma coletânea dupla chamada Everything! No primeiro CD está o único álbum de estúdio do Tones on Tail e no segundo CD reune todas as faixas de trabalho da banda mais bônus de shows realizados, incluindo covers de “Heartbreak Hotel” do Elvis Presley e entrevista com Daniel Ash.



Damaris Camargo