|
A música "Where the Streets Have No Name" foi gravada pelos irlandeses do U2 como a faixa de abertura do seu quinto de disco de estúdio, o aclamado The Joshua Tree. Esse clássico foi lançado pela banda como terceiro single do disco em primeiro de agosto de 1987. O single foi lançado nos formatos "7 e "12 e com as músicas "Race Against Time" (essa música está no lado A do single, mesmo sendo um B-side), "Silver And Gold" e "Sweetest Thing" (o formato "7 não trouxe a música "Race Against Time). A versão do single de "Where the Streets Have No Name" conta com quatro minutos e quarenta e seis segundos de duração, enquanto a versão que entrou em The Joshua Tree possui cinco minutos e trinta e oito segundos. A duração da versão que entrou no disco é um pouco maior, devido a sua introdução que é um pouco mais longa e acabou sendo encurtada na versão do single. A banda enfrentou algumas dificuldades para gravar a música e o produtor Brian Eno (que fez parte da banda Roxy Music) chegou a considerar a apagar as fitas para eles refazerem tudo do início.
A música teve origem em uma demo que o guitarrista The Edge compôs em uma noite antes da banda continuar as sessões de The Joshua Tree. As sessões de gravação do disco estavam próximas do fim e o guitarrista achava que eles tinham poucas músicas boas o bastante para serem tocadas em seus shows. Ao finalizar a gravação, The Edge a considerou a música da sua vida, pois sabia que tinha algo muito especial em mãos e que aquela música poderia fazer parte da maioria das apresentações da banda no futuro e seria algo que os fãs iriam se identificar. Essa grandiosa canção acabou sendo compilada a partir de várias tomadas e foi mixada por Steve Lillywhite e o baterista Larry Mullen Jr. chegou a dizer na época que levou muito tempo para deixá-la do jeito que queriam.
|
FICHA
|
"U2 - Where the Streets Have no Name"
Data de Lançamento: Ago/87
Estilo: Rock
Lado A
01. Where The Streets Have No Name - 4:46
01. Race Against Time - 4:04
Lado B
01. Silver And Gold - 4:36
02. Sweetest Thing - 3:03
Produtor: Brian Eno, Daniel Lanois
Mix: Steve Lillywhite, Flood
Gravadora - Island Records
|
|
Larry ainda chegou a declarar que a música acabou tornando-se ainda mais grandiosa ao vivo e que no disco ela não é metade do que é nos shows. Bono escreveu a sua letra em uma visita a Etiópia com a sua esposa.
Bono dá um verdadeiro show de interpretação em "Where the Streets Have No Name" ao entoar os versos: "We´re still building, then burning down love" (Nós ainda estamos construindo e queimando amor) e continua com "And when I go there, I go there with you / It´s all I can do (E quando eu for lá, Eu irei com você / É tudo que eu posso fazer). Eram as palavras que os fãs queriam ouvir naquele momento e até pessoas que não são tão fãs do quarteto se identificaram e por isso tanto o single quanto The Joshua Tree fizeram tanto sucesso no mundo todo. Nos Estados Unidos a música atingiu a posição de número 13 na Billboard Hot 100 e de número 11 na Hot Mainstream Rock Tracks. Ela ainda conseguiu a posição de número quatro na UK Singles Chart e também atingiu o topo da parada de singles na Irlanda. E para completar o pacote o seu icônico videoclipe trouxe o quarteto tocando no alto de um prédio em Los Angeles e que acabou atraindo uma multidão de mais de mil pessoas para acompanhar as filmagens. Essa ideia maluca deu tão certo que o U2 acabou faturando o prêmio de melhor performance de videoclipe no Grammy de 1989.
Desde que foi lançada, "Where the Streets Have No Name" dificilmente fica de fora de algum show da banda, já que é um dos ápices das suas turnês gigantescas como já comprovamos nas passagens do grupo pelo Brasil em 1998, 2006, 2011 e 2017.
A dupla britânica Pet Shop Boys regravou "Where the Streets Have No Name" misturada com "Can´t Take My Eyes Off You" do cantor Frankie Valli deixando a sua marca nessa versão completamente diferente da versão original.
O duo de synthpop afirmou que era essa a intenção deles, de transformar um clássico do rock em uma música para as discotecas. Em 2017 como parte das comemorações dos 30 anos do lançamento de The Joshua Tree, o single de "Where the Streets Have No Name" foi relançado em versão remasterizada juntamente com os outros três singles do disco ("I Still Haven´t Found What I´m Looking For", "With Or Without You" e "In God´s Country").
|
Os quatro singles contaram com as suas versões originas no Lado A e no lado B de cada um deles, vieram versões ao vivo gravadas durante a turnê de trinta anos de The Joshua Tree que foi realizada em 2017.
Esses quatro singles são no formato de "10 e a sua aquisição era apenas possível através do site oficial da banda para os membros do fã-clube. Para dar mais charme a esses relançamentos, cada um dos singles veio com a sua capa original que conta com cada um dos quatro membros da banda (o selo de dentro de cada vinil no lado A tem uma foto deles em 1987 e no lado B o selo é uma foto deles tirada na turnê de 2017).
Sábado é dia de curtir esse e outros clássicos do U2 e o melhor dos anos 80 no Projeto Autobahn! Simplesmente Imperdível!!!
Nos vemos lá!