Pocket Calculator
The Vapors ‎– Turning Japanese

 

FICHA

The Vapors ‎– Turning Japanese
Data de Lançamento:
10/04/1989
Estilo: Synthpop, Rock

Lado A
01. Turning Japanese (Long Version) - 3:50

Lado B
01. Waiting For The Weekend - 4:19
01. Out Of Mind - 3:52

Produção: David M. Allen, Robert Smith
Remix: Chris Parry, Mark Saunders, Smith
Gravadora - Fiction Records

Lançado em 1980, o single fez parte do primeiro álbum de The Vapors, o New Clear Days. Produzido pelo mesmo produtor do The Jam, o single se tornou o mais conhecido da banda e o único a alcançar posições significativas nas paradas.

A resposta em seu pais de origem foi excelente, “Turning Japanese” permaneceu nas paradas britânicas por 13 semanas, chegando a alcançar a 3ª posição. Os britânicos têm bom gosto, hehe. Nos EUA a resposta foi muito boa e o single entrou nas 100 mais da Billboard, onde permaneceu por 17 semanas e alcançou a 36ª posição. Resultado excelente, se tratando das paradas americanas. Para qualquer banda britânica estar entre as 200 já era considerado um grande feito.

Com o ritmo bem animado, a guitarra desse exemplar do new wave tem a levada meio “oriental”, o que combina bastante com o estilo. A pegada leve e moderna da música é parecida com as bandas das novas gerações do surf music, que surgiram na década de 80.


Mas, embora a melodia pareça bem alegre, a letra não segue esse ritmo feliz. A música fala sobre decepção amorosa e a angustia de estar longe de quem gostamos, o quanto nosso pensamento fica focado enquanto não superamos e esquecemos.

Lançado em 7” e 12" (Long Version) o single conta com “Turning Japanese” no lado A e “Here Comes the Judge” no lado B do 7". Esta também é excelente e tem aquela sonoridade pós-punk/new wave bem característica das bandas do início do movimento. E além da Long Version, versão estendida do seu maior hit, na versão 12" temos Waiting for the Weekend no lado B.

Embora tenha vivido uma carreira curta, a banda é muito boa e representou bem neste pouco tempo que esteve ativa. Não conhece? Vale a pena conferir este para começar!



Natascha Coelho