Pocket Calculator
X Mal Deutschland - Matador

 


Faixa do 3º álbum de X-Mal Deutschland, Viva, o single "Matador" foi lançado em 1986 pela Xile (selo criado pela banda depois de terminado o contrato com a gravadora 4AD) e produzido por Hugh Cornwell, ex-vocalista e um dos fundadores de The Stranglers.

FICHA

X Mal Deutschland - Matador
Data de Lançamento:
1986
Estilo: Gótico

Lado A
01. Matador - 4:00

Lado B
01. Paho - 3:30


Engenheiro:
Barry Hammond
Produtor:
Hugh Cornwell, Hugh Cornwell
Remix:
Mark "Spike" Stent
Gravadora - Xile

Como acontece na maior parte das vezes, "Matador" foi lançado em 7" e 12". O 7" conta com "Matador" no lado A e "Paho" no lado B. Já o 12"conta com uma versão estendida de "Matador" no lado A e "Paho" e "4" (também do álbum Viva) no lado B. Questão de gosto, minha versão favorita, como sempre, é a 12". A introdução mais longa e um trecho adicional na segunda metade da faixa tornam a música muito mais prazerosa, além de mais agradável para identificar todas as suas características sonoras. Preferências à parte, ambas são excelentes!



No início de carreira, X-Mal Deutschland apresentava canções muito mais punks com influências góticas do que o contrário. Mas com o lançamento de "Matador" a banda veio nos mostrar do que era realmente capaz e a forte influência do punk, muito clara nos trabalhos anteriores, não se fez mais tão presente. Com o som muito mais "encaixado" e alinhado, o single representa essa nova fase da banda, mais leve em alguns aspectos mas muito mais gótica e melancólica no geral.


Embora não tenha configurado a lista dos mais tocados nas principais paradas, o single trouxe muito mais notoriedade à banda. X-Mal Deutschland já era relativamente conhecida principalmente na Europa, mas seu lançamento a imortalizou no cenário gótico. Mesmo inativa é lembrada e cultuada por seus fãs até os dias de hoje.


Muito mais fácil de agradar do que os trabalhos anteriores, "Matador" é uma boa pedida para quem gosta ou quer conhecer melhor o bom e velho "dark".

Natascha Coelho