Pocket Calculator
Yazoo ‎– Don't Go

 


Agora vamos comentar uma das melhores músicas dos anos 80, sem dúvida alguma! Estamos falando, claro, da canção: “Don't Go” da dupla britânica Yazoo, formada por nada menos que Vince Clark (o maior e melhor tecladista que o Universo conhece) e nada mais que Alison Moyet (dona da voz mais explosiva e potente de todos os tempos)!

FICHA

Yazoo ‎– Don't Go
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Don't Go (Re-Mix) (Extended Version) - 3:59
02. Don't Go (Re-Re-Mix) (Extended Version) - 4:09

Lado B
01. Winter Kills (Not Re-Mixed) (Not Extended) - 3:53



Copyright:
Sonet Publishing
Produção:
Blackwing Studios
Distribuído por:
Rough, Trade e Spartan
Masterizado por:
Tape One, JA e Gedmal Galvanic Ltd.
Fotografia:
Joe Lyons
Produtores:
Daniel Miller, Eric Radcliffe e Vince Clarke (faixas 01 e 02 do Lado A), Alison Moyet (faixa 01 do Lado B)

Gravadora - MUTE Records

O lançamento do single foi em 1982, retirado do álbum de estréia do duo entitulado Upstairs at Eric's. Alcançou a 3ª posição no Reino Unido, e, nos EUA, chegou ao 1º lugar por duas semanas consecutivas (uma raridade em se tratando de bandas inglesas na América do Norte)!

O single comercializado no Reino Unido contou com dois formatos: 7 e 12 polegadas. No 7 polegadas, constou a “radio version” da própria “Don´t Go" e a balada melódica, escrita e produzida pela vocalista Alison: “Winter Kills”.

Já no 12 polegadas, figuraram duas versões remixes de “Don´t Go”: 1-Don't Go (Re-Mix) (Extended Version) e 2-Don't Go (Re-Re-Mix) (Extended Version), produzidas por Daniel Miller, Eric Radcliffe e pelo próprio gênioVince Clarke, sem contar com uma “repaginada” de “Winter Kills” curiosamente denominada: (Not Re-Mixed) (Not Extended).


Na versão Don't Go (Re-Mix) (Extended Version), há um verdadeiro abuso, um espetáculo no uso dos sintetizadores e bateria eletrônica! Praticamente não há voz da Alison, só se ouve o eco de “Don´t Go”, sem a letra completa... Já na “Don't Go” (Re-Re-Mix) (Extended Version), conta com a letra inteirinha cantada pela estrondosa voz de Moyet juntamente com os sintetizadores e bateria eletrônica muito bem colocados ao longo de toda a música... Uma primazia!

Prova de que essa canção é eterna são os seus relançamentos ao longo do tempo! Em 1996 houve uma nova edição do single no Reino Unido; em 1999, o produtor americano Todd Terry lançou a coletânea de mixes de “Don´t Go”, com as faixas: 1-Don't Go (Todd Terry's Freeze Mix), 2-Don't Go (MT's Dub), 3-Don't Go (Todd Terry's Radio Mix); e, em 2006, um vinil não ofícial, foi lançado com versões no estilo “trance”: 1-Don't Go (Push Pull Vox Remix) e 2-Don't Go (Push Pull Dub Rework).

Não é a toa que essa música é uma das melhores de todos os tempos e jamais será esquecida: No ano de 2009 (13 de dezembro) figurou na posição 30 da parada Dance britânica e faturou a posição 15 no dia 2 de janeiro de 2010! Inacreditável? Não! Mais que comprovado o poder dessa música, coloca qualquer pessoa para dançar muito e sempre!

 

Damaris Camargo