Os Estilos dos anos 80

Disco 80's


Michael Jackson

Podemos dizer que nos anos 80 tínhamos 02 vertentes musicais distintas. Uma seguia uma linha Pop voltada para vários segmentos como Techno Pop, Synthpop, New Wave, Pop Rock tendo como seus representantes bandas como New Order, U2, Duran Duran, Depeche Mode, The Police, B52’s, Human League, Pet Shop Boys, Erasure, The Cure, The Smiths, dentre muitos outros que rolam sempre na pista do Projeto Autobahn.

O outro segmento era voltado para bandas onde na maioria seus integrantes eram negros e faziam uma linha de som que vinha dos primórdios da Soul Music muito bem
representada pelo papa do Funk James Brown.

A Soul Music, Soul Jazz ou R&B (Rhythm & Blues) foram responsáveis pelo surgimento
do Funk por volta de 1960 e desenvolvido por James Brown e bandas como Sly & Family Stone.

Na década de 70 o Funk começa a despontar com bandas como Parliament e Funkadelic, ambas lideradas por George Clinton mostrando um lado mais pesado e psicodélico, Ohio Players, Cameo e chegando a era Disco ou Discotheque como ficou conhecida. Era moda as calças boca larga e cabelo Black Power. Nessa época bandas de renome internacional começavam suas carreiras deixando vários hits que foram exaustivamente executados nas rádios e nas pistas de dança do mundo todo. Dentre elas podemos citar Earth Wind & Fire, Kc and the Sunshine Band, Kool & The Gang, Chic, Brass Construction, The Gap Band e cantores e cantoras como Rick James, Jimmy Bo Horne, Chaka Khan, Cheryl Lynn, Kurtis Blow, que foi grande precursor do rap, Prince e como não poderia deixar de ser o rei eterno do Pop Michael Jackson.

Já na década de 80 essas bandas continuaram seu legado, algumas com menos força e outras com algumas inovações em seu estilo.
  
Carrie Lucas, The jacksons & Diana Ross

Houve então uma disputa saudável entre gravadoras que subdividiam as bandas em cada estilo de Funk que predominava na época. Vamos exemplificar algumas gravadoras abaixo e seus artistas de sucesso:

Prelude Records – Era responsável por artistas que tinham na sua linha um funk com uma batida mais pesada como D’Train, Sharon Redd, France Joli, Unlimited Touch, etc...

Solar Records – Com uma linha funk mais comportada e seguindo o mesmo compasso, trazia em seu cast bandas como Shalamar, The Whispers, Dinasty, Lakeside, Carrie Lucas, Midnight Star, etc...

TK Records – Essa já existente desde a década de 70 trazia o funk altamente dançante e muito influenciado na era Disco e com artistas como Kc and The Sunshine Band, Jimmy Bo Horne, George McCrae, Foxy, T-Connection, Anita Ward dentre outros.

  
D-Train, Dynasty & France Joli

Salsoul Records – outra remanescente da década de 70 e que trouxe artistas como Instant Funk, Charo, Joe Battan, Skyy, Rafael Cameron, etc...

Motown Records – Essa então dispensa comentários, pois revelou artistas negros mundialmente conhecidos como Stevie Wonder, Diana Ross, The Commodores, Rick James, Marvin Gaye, Jacksons 5 de onde o ídolo Michael Jackson se destacou entre os irmãos.

Na década de 80 surgem também bandas voltadas para um estilo do Rap e Hip-Hop como Afrika Bambaataa e sua incrível Planet Rock onde inicia-se outro estilo também comentado aqui no site, o ‘Break’, ainda temos Sugarhill Gang que também teve sua gravadora, a Sugarhill Records, trazendo artistas do mesmo gênero como Grandmaster Flash, The Sequence, etc...

Todas essas bandas tem seu gênero musical definido como Funk, porém nos dias de hoje falar em Funk para um adolescente é a mesma coisa que se referir ao Funk Carioca que obviamente tem influência direta com o Funk que rolava na década de 70 e 80.

Portanto para não haver confusão podemos denominar o ritmo como ‘Funk Disco’ ou ainda para os mais entendidos no assunto, usamos o termo ‘Old School’ expressão inglesa que significa velha guarda.

  
George Mc Cae, Jimmy Bor Horne & Kc and The Sunshine Band

Isso tudo é uma extensão do que existiu na era Disco e novas bandas surgiram nos anos 80 como por exemplo o Imagination com uma linha de funk mais cadenciada e com o uso de sintetizadores emplacaram sucessos como Just And Illusion, Flash Back e Music and Lights.

As bandas ‘One Hit Wonders’ ou com mais um ou dois hits também surgiam a todo momento com músicas que embalaram as pistas de dança. Segue abaixo alguns bons exemplos:

Genius of Love – Tom Tom Club
It´s Rainning Man - Weather Girls (Clássica da Disco, feita nos anos 80, embora muita gente pense que é dos 70, pela sonoridade pós-disco)
On The Beat – B.B.& Q.Band
First You Love Affair – Jimmy Ross
Baby I Need Your Lovin’ – Carl Carlton
Video Life – Bilgeri
Chocolate Milk – Who’s Getting Now

Além de bandas clássicas da disco que continuaram a gravar músicas inesquecíveis nos 80:

Kool & the Gang - Fresh e Let's Go Dancing
KC & the Sunshine Band - Give it Up, entre outros clássicos dos 80 que deixaram sua marca na Disco dos anos 80.

A maior prova de que os ritmos Funk e Pop estão interligados é o produtor e guitarrista do Grupo Chic, Nile Rodgers.

Na década de 70 Nile Rodgers produziu Sister Sledge, Sheila B. Devotion e Diana Ross.

  
Lakeside, Shalamar & Sharon Reed

Já na década de 80 esses mega produtor simplesmente produziu nomes importantes como Madonna, David Bowie, Duran Duran, The B-52’s. Mick Jagger, INXS, entre outros.

Eu particularmente coleciono musicas dessas 02 vertentes e confesso que é difícil de dizer qual delas gosto mais, portanto é uma boa oportunidade de vocês conhecerem melhor esse outro lado dos anos 80. Prometo que vocês não vão se arrepender.

Pra terminar descrevo abaixo um texto que encontrei em um CD de Funk chamado o ‘O Som dos Blacks’ e que comprei na galeria 24 de maio, pertencente a uma produção independente:

“Este disco é dedicado a todos aqueles que quando chegava o fim de semana, pedia um vale para o patrão, comprava uma beca nova, uma camisa, dava um brilho no sapato, um tapa no penteado e ia pegar o ônibus, como sempre lotado. Nada nos desanimava de atravessar a cidade mesmo sabendo que a volta seria de amargar. Bom tempos de São Paulo Chic, Guilherme Jorge, a Bolha Sideral e os Grandes Bailes do Palmeiras...Tempos que não voltam mais....Valeu rapaziada.”

Um abraço a todos e até a próxima,

  
T- Connection & The Whispers

 

 

Reinaldo Varani

 

 


Página inicial - Estilos
voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80