filmes
A Lenda

 

"Um mundo de magia, encanto e desejo", é exatamente assim como podemos descrever "A Lenda", um filme de fábulas dirigido pelo aclamado Ridley Scott e estrelado por Mia Sara (a namorada de Ferris Bueller em "Curtindo a Vida Adoidado") e o então futuro astro de Holywood Tom Cruise.

Basicamente retrata a eterna luta entre o bem e o mal num mundo de fantasia repleta de elfos, fadas, gnomos e mortais, com um cenário espetacular, tanto nos momentos de paz e felicidade quanto na parte sombria, aliás, uma das características mais marcantes de Ridley Scott é o visual de seus filmes, tão bem trabalhados que nos faz parecer real o mundo de suas criações, um bom exemplo disso é o sensacional Blade Runner, de 1982.

O filme começa com o Senhor das Trevas em seu reduto (uma caverna no interior de uma árvore gigantesca, super escura e escondida) elaborando um plano maligno para que não houvesse mais o nascer do sol, deixando o mundo encantado em total escuridão para todo o sempre, pois ele não pode sair enquanto houver sol, pois a única força capaz de destruí-lo é a luz do dia. Para que isso ocorra, é necessário eliminar o último casal de unicórnios, os seres mais puros desse universo, símbolos do amor e da inocência. Então o Senhor das Trevas ordena a três servos duendes que vão à caça desses unicórnios.

Enquanto isso, a princesa Lili passeia pelo reino, visitando seus súditos, esbanjando sempre muita simplicidade ao dar atenção à todos eles, e em especial para Jack, um morador da floresta, de bom caráter, sonhador, honesto e que é apaixonado pela princesa, tanto que para demonstrar seu afeto, resolve lhe mostrar os unicórnios místicos, que
passeavam ali por perto. Totalmente encantada por ver algo tão mágico como nunca havia visto em sua vida, a princesa resolve se aproximar dos unicórnios, mesmo Jack implorando para ela não fazer isso, pois esses animais são considerados sagrados no reino e não podem ser tocados pelos mortais. Mas Lili estava tão anestesiada por tamanha beleza que nem deu ouvidos à Jack, e acabou tocando no unicórnio macho e lhe cantou uma bela canção com sua voz suave.

FICHA

"A Lenda"
Título original:
"Legend"
EUA, 1986, 94 minutos.

Tom Cruise - Jack
Mia Sara - Princesa Lily
Tim Curry - The Lord of Darkness
David Bennent - Honeythorn Gump
Alice Playten - Blix
Billy Barty - Screwball
Cork Hubbert - Brown Tom
Peter O'Farrell - Pox
Kiran Shah - Blunder
Annabelle Lanyon - Oona
Robert Picardo - Meg Mucklebones
Tina Martin - Nell
Ian Longmur - Demon Cook
Liz Gilbert - Dancing Black Dress

Direção: Ridley Scott
Escrito por: William Hjortsberg
Genero: Aventura

O que ninguém esperava é que os três duendes do mal estavam à espreita, atrás dos arbustos, só esperando um momento de distração dos unicórnios para atacá-los e assim o fizeram ao lançar um dardo envenenado no unicórnio macho, que ao ser atingido saiu correndo ás pressas, deixando a princesa sem entender nada, já que ela não havia percebido o ato dos duendes.

Ao cair com o efeito do veneno, os duendes cortaram o chifre do unicórnio, repleto de poderes e começaram a brincar pelo reino aprontando pelas casas dos súditos, momento esse que tudo já estava escuro, numa tempestade de gelo deprimente e escondida numa dessas casas e ouvindo a conversa dos malfeitores, a princesa Lili então percebe o mal que cometera e resolve consertar a situação, indo atrás dos duendes até a caverna da escuridão, mas acaba por ser seqüestrada e o Senhor das Trevas resolve tê-la como sua esposa.

Nesse meio tempo, Jack está caminhando pela floresta procurando sua amada e encontra Gump, o protetor dos unicórnios, a fada Oona e diversas criaturas fantásticas, que lhe proporcionam uma armadura e armas mágicas para então seguirem seu caminho para salvar a princesa, os unicórnios e livrar o reino de todo o mal das trevas e escuridão numa batalha emocionante e surpreendente. Confiram!!

Curiosidades:

- "A Lenda" teve um orçamento de 22 milhões de dólares (caríssimo pra época) e sua bilheteria não conseguiu pagar o filme, arrecadando pouco mais de 15 milhões de dólares nos Estados Unidos.
- O DVD americano possui muitos extras como comentários e cenas deletadas. Infelizmente a versão lançada aqui no Brasil só nos traz um trailer de cinema.
- Johnny Depp, Robert Downey Jr e Jim Carrey foram cogitados para interpretarem o papel de Jack.
- Indicado ao Oscar de melhor maquiagem.
- As filmagens aconteceram inteiramente num estúdio em Londres.

 

Carlos Simões

voltar