filmes
Cocoon

 

Com a brilhante direção de Ron Howard, responsável por grandes sucessos de bilheteria como "Splash - Uma Sereia em Minha Vida", Cocoon conta a história de um grupo de velhinhos que, por acidente, acabam encontrando uma "fonte da juventude" ao mergulharem em uma piscina energizada por alienígenas. O filme teve uma seqüência: "Cocoon - O Retorno" em 1988, que manteve basicamente o mesmo elenco.

Há milhares de anos um grupo de alienígenas do Planeta Anterea vieram ao planeta Terra, se estabeleceram em uma ilha e formariam a lendária civilização de Atlântida. assim como na lenda, a civilização foi destruída por um terremoto e os extraterrestres voltaram para Anterea exceto 20 dos seus que ficaram na Terra descansando até que tivessem forças para retornar ao seu planeta.

Um grupo de 4 Anterianos vêem à Terra na época atual para resgatar os que ficaram, com a aparência de humanos alugam uma casa e para preservar as forças de seus companheiros os colocam em casulos no fundo de uma piscina. A água da piscina é energizada para que os Anterianos nos casulos se fortaleçam para agüentarem a viagem de volta para casa.

Alheios ao drama dos Anterianos, três velhinhos (Arthur, Ben e Joe) que moram em um asilo próximo da casa alugada pelos Anterianos vão nadar secretamente na piscina e assim que entram em contato com sua água energizada se sentem mais fortes, jovens e felizes. Depois de flagrados pelo líder dos Anterianos, eles acabam sendo autorizados, apesar das críticas de seu outro amigo Bernie, que se recusa a acompanhá-los e acaba revelando o segredo de seus amigos aos outros moradores do asilo que invadem a piscina. Com a invasão de todos os velhinhos, os casulos acabam sendo danificados e com a ajuda de Arthur, Ben e Joe os Anterianos conseguem levar seus amigos até as ruínas de Atlântida para que lá eles possam descansar.

O final do filme é surpreendente: 30 velhinhos do asilo acompanham os Anterianos de volta à Anterea, onde eles encontrariam o que muitos aqui na Terra procuram: A Imortalidade.


Premiações:


- Ganhou 2 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Don Ameche) e Melhores Efeitos Especiais.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme - Comédia/Musical.

 

FICHA

"Cocoon"
Título original:
"Cocoon"
EUA, 1985, 118 minutos.

Don Ameche - Arthur "Art" Selwyn
Wilford Brimley - Benjamin "Ben" Luckett John Wood - Sthephen Falken
Hume Cronyn - Joseph "Joe" Finley
Brian Dennehy - Walter
Jack Gilford - Bernard "Bernie" Lefkowitz
Steven Guttemberg - Jack Bonner
Maureen Stapleton - Marilyn "Mary" Luckett
Jessica Tandy - Alma Finley
Gwen Verdon - Bess McCarthy
Herta Ware - Rosie "Rose" Lefkowitz
Tahnee Welch - Kitty
Barret Oliver - David
Linda Harrison - Susan

Direção: Ron Howard
Produção: David Brown, Lili Fini Zanuck e Richard D. Zanuck
Roteiro: Tom Benedek, baseado em livro de David Saperstein
Desenho de Produção: Jack T. Collis
Fotografia: Donald Peterman
Edição: Daniel P. Hanley e Mike Hill
Figurino: Aggie Guerard Rodgers
Música: James Horner
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic
Estúdio: 20th Century Fox / Zanuck/Brown Pictures
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Genêro: Ficção

Curiosidades:

- Este é o 6º de 9 filmes em que Jessica Tandy e Hume Cronyn atuam juntos. Os demais foram A Sétima Cruz (1944), Blonde Fever (1944), Anos de Ternura (1946), Uma Estrada Muito Louca (1981), O Mundo Segundo Garp (1982), O Milagre Veio do Espaço (1987), Cocoon 2 - O Retorno (1988) e Camilla (1994).

- Seguido por Cocoon 2 - O Regresso (1988).

 

Claúdia Villalobo


voltar