filmes
Mannequin

 

Apenas para expressar minha opinião sobre esta incrível comédia romântica de 1987, utilizando a canção tema do filme, "Nothing's Gonna Stop Us Now", da banda Starship:. "Nada me impedirá de adorar este filme para sempre".

Estrelada por Andrew McCarthy (de “A Garota de Rosa Shocking”), Kim Cattrall (a Samantha de “Sex & The City”; atuou também em “Porky’s” e “Loucademia de Polícia”), Estelle Getty (do seriado “As Super Gatas”) e James Spader, “Manequim” é uma charmosa e deliciosa comédia romântica que encanta e diverte.

Andrew McCarthy interpreta Jonathan Switcher, um artista frustrado que vive um relacionamento fracassado com Roxy (Carole Davis) e está em busca do amor como inspiração artística. Após diversas tentativas em vão em estabilizar-se em algum emprego, Jonathan vai trabalhar numa fábrica de manequins. Durante sua primeira semana de trabalho na fábrica, ele monta um manequim feminino cuja beleza faz com que ele se sinta um verdadeiro artista. Infelizmente, por realizar seu trabalho muito lentamente, acaba sendo demitido. .

São hilárias as cenas que mostram Jonathan fazendo tudo errado em seus empregos (ao distribuir balões de gás em uma festa de aniversário, entrega a um garoto um balão enorme, que acaba por fazê-lo flutuar; como pizzaiolo, leva um tempo enorme ao montar as pizzas “artesanalmente” e acaba sendo demitido). Porém, sua sorte muda, quando reencontra seu manequim na vitrine da Prince & Co., loja de departamentos que passa por dificuldades,

Jonathan salva a vida da Srª Claire Timkin (Estelle Getty), proprietária da loja, quando o letreiro despenca da marquise. Em agradecimento, a Srª Timkin pede ao aspirante à gerente da loja, Sr. Richards, interpretado por James Spader, que dê um emprego a Jonathan. Ele é contratado para trabalhar no estoque.

O manequim criado por Jonathan magicamente ganha vida como a belíssima e escultural, Emmy Hasure (Kim Cattrall), uma princesa do Antigo Egito que viaja no tempo à procura do homem de seus sonhos. Apenas Jonathan é capaz de vê-la com vida e, inevitavelmente, o relacionamento deles desperta suspeitas e rumores.

Como musa inspiradora, Emmy ajuda Jonathan na montagem das mais exuberantes vitrines, o que acaba projetando-o como o melhor e mais requisitado decorador de vitrines da Filadélfia

No entanto, Emmy logo se dá conta de que o mundo real não é tão fácil, quando ela e Jonathan se deparam com concorrentes que querem tirá-los definitivamente do negócio.

O início da trama se dá no Antigo Egito. Emmy é uma princesa egípcia que está sendo obrigada a se casar contra sua vontade. Ela se esconde da mãe, se disfarça de múmia e recorre aos Deuses pedindo ajuda e Estes, atendendo ao pedido de Emmy, promovem seu encontro com Grandes Nomes da história: Colombo, Da Vinci, etc. (sequência de animação que mostra caricaturas destes Grandes Nomes, ao som da canção “In My Wildest Dreams”, de Berlinda Carlisle). Emmy recusa a todos e continua sua incessante busca pelo homem de seus sonhos. Qual seria o herói capaz de desbancar todos estes célebres nomes e pensadores da história? Ninguém menos do que o personagem de Andrew McCarthy, Jonathan Switcher.

Logo que começa a trabalhar na Prince & Co., Jonathan entra sorrateiramente na vitrine para ficar próximo ao seu manequim. A imagem do manequim fica idêntica à de Emmy toda vez que Jonathan a olha. Jonathan passa a conversar com o manequim e se surpreende quando este lhe responde. Juntos, começam a explorar as dependências da loja e Emmy, bastante curiosa, mexe nas ferramentas que encontra, furadeiras, serras, etc. Acidentalmente, Emmy dispara uma máquina de pregos e por pouco não atinge Jonathan, uma vibração romântica surge entre eles.

O staff de executivos decide promover Jonathan, já que suas criações logo transformam a loja em um grande sucesso.

Único oponente à promoção de Jonathan, o Sr. Richards instrui o atrapalhado e incompetente segurança Felix (interpretado por G. W. Bailey, de “Loucademia de Polícia”), sempre acompanhado de seu fiel e covarde cão Rambo, a ficar no encalço de Jonathan, pois desconfia de sua inspiração repentina na montagem de vitrines e acredita que exista algo obscuro por trás. Em determinada cena, o Sr. Richards diz a Jonathan: “Vocês, que trabalham durante a noite, me assustam”.
O staff de executivos decide promover Jonathan, já que suas criações logo transformam a loja em um grande sucesso.

Destaque para a cena da dança de Jonathan e Emmy, percorrendo as dependências da loja. Fantasiam-se e vestem-se em diversos estilos, num jogo de sedução apaixonante, tudo isso ao som de “Do You Dream About Me?” da cantora Alisha. De repente, Jonathan é surpreendido pelo colega e designer Hollywood (interpretado por Meshach Taylor) enquanto dança e quando vai apresentá-lo a Emmy, ela já havia voltado a sua forma de manequim.

Sabendo do sucesso de Jonathan, a ex-namorada Roxy, que trabalha em uma loja concorrente, a Illustra, tenta uma reaproximação. Ela convida Jonathan para almoçar em um restaurante chique onde ele não é muito bem-vindo e lhe faz uma excelente proposta de trabalho. Divertida a cena em que, o desastrado Jonathan, se levanta da mesa e esbarra em um garçom que carrega uma refeição flambada e quase provoca um incêndio. Jonathan, na tentativa de controlar as chamas, arranca a peruca do maître e começa a abafar o fogo com ela. Diante da recusa de Jonathan, Roxy e um colega burlam o atrapalhado segurança Felix e entram na Prince & Co,, planejando roubar o manequim Emmy, mas não conseguem. Apenas fotografam Jonathan com o manequim Emmy em posições suspeitas.

Jonathan e Emmy brincam sobre uma espécie de colchonete e são flagrados por Felix, que o chama de “doente”, insinuando que Jonathan teria uma espécie de fetiche por manequins. Jonathan tenta se justificar, dizendo que é daquela maneira que encontra inspiração para montar suas vitrines. Não convencido e bastante desconfiado, o segurança Felix agride Jonathan e ambos começam a lutar, fazendo a maior bagunça na loja. Emmy interfere, sem que Felix a veja, e chuta seu braço, quando Jonathan aproveita para dar um soco em Felix

A próxima cena mostra Emmy e Jonathan andando de bicicleta pela loja e em seguida, Emmy voando de asa-delta. Jonathan desce os degraus da loja em disparada, com receio de que Felix veja Emmy voando. Ela aterrissa e derruba Felix, que desmaia.

Em meio a uma porção de ursinhos de pelúcia, o casal se mostra apaixonado. Ambos se apressam na montagem da vitrine para o dia seguinte, Mais uma vez, um sucesso absoluto, uma verdadeira atração que atrai admiradores de toda a parte.

No interior da loja, o segurança Felix permanece adormecido e é surpreendido pelo Sr. Richards, que exige dele explicações sobre a bagunça. Felix culpa Jonathan, mas felizmente a Srª Timkin se envolve na conversa e o defende sumariamente. O Sr. Richards, contrariado, ameaça dizer ao board de executivos que a Srª Timkin está velha demais para estar no comando da loja. Ela, então, demite o Sr. Richards e o segurança Felix e promove Jonathan a Vice-presidente.

Jonathan carrega o manequim Emmy até o banheiro feminino para lhe contar a novidade. Funcionárias da loja tentam ouvir o que se passa dentro do banheiro e concluem que Jonathan está conversando com o manequim. Jonathan e Emmy se beijam apaixonadamente sobre a pia, quando Hollywood entra no banheiro e vê Jonathan beijando o manequim.

O sucesso de Jonathan e o crescente lucro da Prince & Co. enfurecem B. J. Wert, proprietário da Illustra. Roxy sugere ao chefe que divulgue as fotos em que Jonathan aparece em posições suspeitas com o manequim Emmy, mas este diz que não quer arruinar a carreira de Jonathan, ele planeja roubar o manequim Emmy para forçar Jonathan a vir trabalhar na Illustra. Para executar o plano, B.J. convoca o Sr. Richards e Felix.

Jonathan leva o manequim Emmy para passear de moto e são perseguidos pelo Sr. Richards e Felix. Durante a perseguição, o carro deles fica preso num beco entre dois prédios. Jonathan e Emmy conseguem escapar e continuam seu passeio de moto pela cidade.

Cada vez mais apaixonados, passam sua primeira noite de amor na loja. Depois que fazem amor, Jonathan adormece. Enquanto isso, o Sr. Richards e Felix entram na loja à procura do manequim Emmy, o encontram na vitrine e o roubam.


Na manhã seguinte, Hollywood avisa Jonathan que todos os manequins da vitrine foram roubados, inclusive a sua musa inspiradora. Desesperado, Jonathan pede a Hollywood que o leve até a Illustra. Chegando lá, entra na sala de reuniões e encontra B.J., o Sr.Richards e Roxy, todos conspirando na tentativa de obrigar Jonathan a juntar-se a eles. Jonathan se nega e sai correndo pela loja atrás de Roxy, sabendo que ela poderá levá-lo ao local onde Emmy está escondida. Perseguido por vários seguranças, inclusive Felix e seu fiel escudeiro, o abobalhado cão Rambo, Jonathan consegue se desvencilhar de todos, após provocar diversos estragos na loja.

Finalmente, Jonathan chega ao depósito da loja e vê Roxy colocando diversos manequins, inclusive Emmy, em uma espécie de máquina de reciclagem, que os triturará. Quando o manequim Emmy está prestes a cair na trituradora, toma a forma humana e se esforça para segurar a mão de Jonathan na tentativa de se salvar. Um funcionário da loja, espantado, vê que se trata de uma mulher e não de um manequim que está quase caindo na trituradora e a desliga.

Quando Jonathan finalmente consegue salvar Emmy, ambos percebem que a força de seu verdadeiro amor torna tudo possível, inclusive transformá-la definitivamente em uma mulher para serem eternamente felizes.

Enquanto Jonathan e Emmy se beijam, o funcionário vasculha um monte de sucata e de manequins desmontados e encontra Roxy. Imaginando ser um milagre, que outro manequim também tomara a forma humana, o funcionário beija Roxy,

Jonathan e Emmy se casam na vitrine da Prince & Co., embalados pela romântica canção da banda Starship, “Nothing’s Gonna Stop Us Now”.

Talvez eu seja uma romântica incorrigível, mas um filme como “Manequim” realmente me encanta: duas pessoas que se encontram e conseguem ficar juntas apesar de todas as adversidades. Filmes como “Manequim” nos fazem acreditar em romance, pois mesmos os mais pessimistas, precisam se apegar a algo que lhes dê amor e esperança.

Com a fama que Kim Cattrall atingiu no seriado “Sex & The City”, espero que muitas pessoas tenham curiosidade em assistir “Manequim”, pois este ótimo filme não teve a projeção e o sucesso merecido, apesar de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 1988.

FICHA

"Mannequin "
Título original:
Mannequin, EUA, 1987

Andrew McCarthy - Jonathan Switcher
Kim Cattrall - Ema 'Emmy' Hesire
James Spader - Mr. Richards)
G.W. Bailey - Captain Felix Maxwell
Carole Davis - Roxie Shield
Steve Vinovich - B.J. Wert
Christopher Maher - Armand
Meshach Taylor - Hollywood Montrose
Phyllis Newman - Emmy's Mother
Phil Rubenstein - Mannequin Factory Boss
Jeffrey Lampert - Factory Worker
Kenneth Lloyd - Superdad
Jake Jundef - Superkid
Harvey Levine - Balloon Boss

Direção: Michael Gottlieb
Escrito: Michael Gottlieb & Edward Rugoff


Gênero
: Comédia/Romance

Curiosidades:

É importante ressaltar as diversas referências à cultura dos anos 80 que estão presentes no filme “Manequim” (mais informações na seção “Letras Traduzidas” do site, sobre a banda Kraftwerk). Destaque para a cena em que o personagem Jonathan Switcher está montando uma de suas vitrines, na qual os manequins estão em movimento, numa espécie de “vitrine viva”. Nesta cena, Jonathan usa camisa social vermelha e gravata preta, numa referência direta muito bem observada pelo DJ Marcos Vicente: figurino idêntico à imagem da capa de “Man Machine”, álbum do Kraftwerk. Certamente, a cena é um tributo aos “Pais do Synthpop”.

Cenas internas das lojas “Prince & Co.” e “Illustra” foram filmadas na Filadélfia (loja Wannamaker’s) e na Pensilvânia (loja Boscov’s).

Até os dias de hoje, o filme conta com fãs devotos e admiradores, e é considerado um sucesso de bilheteria. Apesar das críticas negativas, faturou mais de US$ 42 milhões.

O diretor e roteirista Michael Gottlieb teve a idéia para o filme quando viu, na vitrine de uma loja, um manequim que parecia movimentar-se sozinho. Logo ele percebeu que a ilusão de ótica de movimento era resultante de uma combinação de luzes e sombras, mas passou a imaginar o que poderia acontecer caso um manequim realmente ganhasse vida.

Originalmente, o papel de Jonathan Switcher foi escrito para ser interpretado por um ator mais maduro e pensou-se em Dudley Moore, mas quando Andrew McCarthy fez o teste, o papel foi reescrito para que pudesse ser interpretador por alguém mais jovem.

Malú Ignácio

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80