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Sem dúvida, a década de 80 foi extremamente intensa e inovadora, lançando tendências
em todos os aspectos do cenário cultural. Na moda, não seria diferente. Muitos
estilos foram criados nos anos 80 e alguns, são recriados atualmente. Algumas das
mais famosas grifes têm feito interessantes releituras da moda dos anos 80 em suas
mais recentes coleções. O atual estilo "retrô" nada mais é do que uma imitação da
moda dos anos 80.
A moda dos anos 80 expressava alegria, versatilidade, diversão, ao mesmo tempo em
que exibia facetas de sensualidade, ousadia e sofisticação. Uma década marcada pela
presença de visuais extravagantes e pela ostentação.
O visual exagerado e poderoso dos anos 80 refletia os acontecimentos da época, como
o fenômeno "yuppie", composto por jovens workaholics profundamente empenhados na
conquista de seu primeiro milhão antes de completarem 30 anos. Suspensórios e
gravatas coloridas não faltavam no guarda-roupa dos adeptos ao estilo "yuppie".
Destaca-se, também, o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, competindo por
cargos executivos e de chefia. O figurino era representado por roupas com cintura e
cós altos, ombreiras exageradas, ao lado de pregas e drapeados, usados durante o dia
ou à noite. Os tailleurs com ombreiras proporcionavam uma aparência poderosa e
alinhada. Os vestidos valorizavam a silhueta feminina, com cintura marcada, saias
balonê e mangas bufantes ou "morcego". Essa competição entre homens e mulheres por
igualdade no mercado de trabalho pode estar direta ou indiretamente relacionada ao
estilo "andrógino". David Bowie, Annie Lennox do Eurythmics, Peter Burns do Dead or
Alive e Boy George do Culture Club são fortes adeptos deste estilo.
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Mais de 2 décadas se passaram do surgimento do inesquecível e colorido estilo "New
Wave", com peças em cores cítricas, chamativas e fosforescentes usadas em conjunto,
numa mistura alegre e vibrante. Bandas como The B-52's e Devo foram pioneiras
neste estilo, com seus penteados extravagantes e roupas mega coloridas.
Tecidos como o stretch proporcionavam um ar futurista às roupas, enquanto os cortes
de cabelo eram assimétricos. O "look molhado" obtido com gel para cabelos, fez a
cabeça de homens e mulheres, em penteados marcados por fartas permanentes e altos
topetes. O gel para cabelo "New Wave", com um cartela de cores vibrantes,
proporcionava jogos de tons e contrastes e era demasiadamente utilizado pelos jovens
nos anos 80.
O Rei e a Rainha do Pop influenciaram fortemente a moda dos anos 80. Michael
Jackson, com suas jaquetas coloridas, extravagantes e em material sintético, com uma
infinidade de zíperes, e roupas que lembravam fardas militares, sempre com muito
brilho e pompa.
Madonna, com muita renda, faixas de tule na cabeça, pérolas, crucifixos, ombreiras,
minissaia sobre legging, meia arrastão, maquiagem pesada com olhos bem pintados e
batons em cores vivas, cabelos cuidadosamente despenteados, armados, cacheados e na
altura dos ombros, num visual rebelde/chique e, é claro, jaquetas jeans, sempre
adornadas. O jeans teve seu ápice nos anos 80, com calças baggy e semi-baggy. Pool
e Staroup são algumas das principais marcas de jeans da época.
Outra característica da época eram os óculos Ray-Ban (marca de óculos, leia-se "rrei-ben", mas que no Brasil popularmente virou simplesmente "rai-ban"). Madonna, Tom Cruise, Michael Jacskon ajudaram o Ray-Ban a virar moda no mundo, e no Brasil, foi uma das principais febres dos anos 80, fazia parte dos mais estilosos oitentistas. Nos garotos, o típico estilo New Romantic misturado ao Yuppie e com pitadas da moda: gola alta (às vezes uma simples camiseta), blaser escuro por cima, aberto e o Ray-Ban tradicional.
No Brasil, as jovens encantavam-se com os batons 24 horas, em cores vivas.
A marca de batom Boka Loka foi muito difundida e consumida, e teve seu lançamento
vinculado a uma novela da Rede Globo. O famoso batom "moranguinho" também marcou
aquela época.
Muitas tribos surgiram nos anos 80, cada qual com suas respectivas características.
Houve o boom da ginástica aeróbica, com sua "geração saúde", sempre com muita lycra
em suas peças de vestuário, collants e as inesquecíveis polainas, que eram usadas
como acessórios casuais. O uso de faixas na cabeça virou febre (Bandana). Mesmo quem não
fazia aeróbica, usava a famigerada faixa para "aprimorar" o visual. Cazuza e Xuxa tinham
a faixa na testa como sua marca registrada, além do Rambo.
Havia o gosto pra lá de duvidoso das roupinhas de oncinha característico das bandas
de "rock farofa" como eram conhecidos os adeptos do estilo musical menos criativo
dos anos 80, o rock farofa.
As roupas se tornaram mais práticas, mais sintéticas e o prêt-a-porter se tornou o
grande ícone da década. Esta atmosfera esportiva e de culto ao corpo acabou levando
o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e o tênis foi consagrado como o
calçado para todas as horas, fazendo ressurgirem os calçados baixos, como mocassins
clássicos e multicoloridos. Vale recordar marcas como Kichute, All Star (atemporal),
calçados estilo "Canon" da marca London Fog, Starsax, calçado iate (a marca OP fez história
com seu modelo quadriculado, em todas as cores imagináveis, mas tudo isso veremos no próximo capítulo - Calçados dos anos 80).
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Relógio das marcas Champion, que possibilitava a troca de pulseiras em uma ampla
gama de cores, com o fenômeno da New Wave, havia a necessidade de usar e abusar das
cores, sem precisar comprar um relógio diferente por dia, e os digitais Casio, foram
exaustivamente usados nos anos 80. E a moda do G-Shock, o relógio à prova de
quedas, acidentes, muitos testaram a confiabilidade da propaganda e perderam o
relógio, afinal muitos eram paraguaios mesmo, "importados" da famosa Galeria Pagé...
Mochilas e carteiras emborrachadas também eram acessórios obrigatórios para a
juventude da época. Ir para a escola com uma mochila emborrachada da Fico, era
sinônimo de Status, depois surgiram as versões de marcas mais baratas, como a 775,
que popularizaram as mochilas emborrachadas, as carteiras da Fico também eram o must
da época, e claro também suas cópias, 775, Cairê, que fizeram muito sucesso também.
A gola alta foi retomada com muita força, aliás os New Romantics brasileiros
adaptaram completamente a moda. Na Inglaterra, A Flock of Seagullls, Duran Duran,
Depeche Mode, Visage, Culture Club, usavam maquiagem, lenços no pescoço (que cobriam
muitas vezes todo o pescoço) e calças sociais baggy. No Brasil, o lenço foi
substituído pelas golas altas, que faziam o mesmo efeito (até manga curta de gola
alta chegou a ser lançada pela marca Print Rip na época) e as calças sociais foram
adaptadas para o jeans semi-baggy, já que no Brasil as calças sociais dos New
Romantics e também dos Yuppies, com linho de altíssimo padrão estavam totalmente
fora da realidade econômica e do alcance da maioria da população, a versão
brasileira era a calça jeans baggy, um jeito mais esporte de tentar ser New
Romantic, ou se vestir como os ídolos do Duran e do A-ha.
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O cinema também teve um papel essencial na difusão das tendências de moda nos anos
80. Os videoclipes, inovadores, que uniam som e imagem, filmes como "Blade Runner"
reafirmaram algumas fortes tendências da moda. Em "Uma Secretária de Futuro"
(1988), a personagem Tess McGill, vivida pela atriz Melanie Griffith, é uma
secretária de origem humilde, que fica no lugar de sua chefe quando esta sofre um
acidente. Para ocupar o cargo, Tess transforma seu look radicalmente, deixando o
cabelo curto e assumindo uma aparência muito mais sofisticada. Substitui roupas e
acessórios extravagantes por tailleurs e ternos com paletós mais amplos de ombros
largos. No filme "A Garota de Rosa Shocking" (1988), a atriz Molly Ringwald usa
paletós, mas de um jeito mais casual e descontraído, combinando acessórios como
chapéus e broches. O figurino da personagem ficou marcado pelo vestido pink, com
mangas e saias bufantes, que ela usa no baile. Atualmente, este modelito só poderia
ser usado em baile à fantasia, mas na época, retratava exatamente os modelos de
bailes, casamentos, formaturas e demais eventos sociais. Em "Procura-se Susan
Desesperadamente" (1985), Madonna e Rosana Arquette mesclam minissaia com legging,
lingerie aparente, jaqueta de couro, muitos colares, cintos, estampas de animais,
calças semi-baggy.
O universo musical era eclético, no qual uma infinidade de bandas lançavam diversas
tendências: New Romantics, New Wavers, Darks, Góticos, Metaleiros, Rastafaris...
Luxo, poder e status definem com exatidão os desejos da década de 80. A moda e a
propaganda apressaram-se em suprir tais desejos, com muito dourados em acessórios de grandes proporções, muita riqueza e glamour.
Marcas inesquecíveis:
Kichute (tênis)
AllStar (tênis)
Pony (tênis)
Boka Loka (batom)
New Wave (gel para cabelos)
Staroup (jeans)
Dijon (jeans)
Pool (jeans)
Sulfabril (malhas/ camisetas)
Casio (relógios de pulso)
Champion (relógios de pulso)
Lightining Bolt (surfwear)
O.P. (surfwear)
O. A . (Ocean Atlantic)
Hang Loose (surfwear)
Company (carteiras e mochilas emborrachadas)
Inega (moda jovem)
Topper (artigos esportivos)
Town & Country (surfwear)
Le Cheval (calçados)
Versatti (jeans)
Melissa (sandálias)
Neutrox (shampoo/ condicionador)
Hang Loose (surfwear)
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