Pocket Calculator
Sonia - You'll Never Stop me Loving You

 

Gostamos de músicas para dançar. Simples assim. E dentre tantos estilos e artistas, muitas vezes podemos ter dificuldades para identificar determinados sons. Às vezes nem é muito relevante, mas vocês já pararam para pensar na quantidade de boas histórias que estão por trás de músicas que estão por aí nos acompanhando há tanto tempo? No texto de hoje eu vou falar um pouco de uma música muito, mas MUITO boa mesmo, que tem uma boa carga de importância dentro da cena Acid House, mas que frequentemente a gente esquece o nome de quem canta ou até mesmo o próprio nome da música.

FICHA

"Sonia - You'll Never Stop me Loving You"
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Synthpop / Euro House

Lado A
01. You'll Never Stop Me Loving You - 7:58

Lado B
01. You'll Never Stop Me Loving You (Instrumental) - 3:22

12" - Sonia's Kiss Mix
Lado A
01. You'll Never Stop Me Loving You (Sonia's Kiss Mix) - 6:43

Lado B
01. You'll Never Stop Me Loving You - 3:23

Produtores: Stock/Aitke/Waterman
Remix: Pete Hammond
Gravadora: PWL Records

O texto de hoje é sobre o single de You'll Never Stop Me Loving You, da cantora inglesa Sonia.

Sonia Evans, ou apenas Sonia para os íntimos, nasceu em Liverpool e foi lançada como cantora em meados dos anos 80 pelo famoso trio de produtores conhecidos por lá pela sigla SAW (Mike Stock, Matt Aitken e Pete Waterman), os famosos produtores do Bananarama, do mega-hit You Spin me Round do Dead or Alive e que lançaram o Rick Astley no mercado, o famoso triunvirato Stock/Aitken/Waterman que estava por trás de dezenas de clássicos da década. E foi por meio desses produtores que ela lançou o seu primeiro single, em 12 de junho de 1989.


You'll Never Stop Me Losing You bebe da fonte acid/flash house do início ao fim e é altamente dançante. A sua base, tão estruturada e tão marcante, tem uma origem muito específica: a versão 12" (conhecida como Sonia's Kiss Mix) é inteiramente baseada na música French Kiss, do produtor e DJ americano Lil Louis. Essa música foi tão revolucionária que muitos outros artistas usaram sua base em suas próprias canções, entre eles o Celebrate The Nun, Company B e até o Camouflage. Essa base foi parte determinante para causar impacto e causar o sucesso da Sonia logo em seu primeiro lançamento. French Kiss é uma música icônica, polêmica e ousada (não necessariamente nessa ordem) e tem, aqui mesmo no site do Projeto Autobahn, um texto dedicado a ela. Depois reserve uns minutinhos para ler.

O single 12" de You'll Never Stop Me Losing You, na maioria dos países é bem simples (sem a versão mais sensual baseada em French Kiss que só foi lançada na Inglaterra, Alemanha, Japão e Estados Unidos), com apenas duas faixas: a versão extended e uma instrumental. Mas a riqueza do som não nos deixa sentir falta de outras versões. A Sonia é uma ótima cantora, com um timing pop muito gostoso de se ouvir, tanto que essa música foi apenas a primeira de tantas que ela lançou e fizeram muito sucesso. Detalhe interessante é a versão em CD desse single na Europa que foi lançada com 9 faixas!!! No Japão o 12" contou com a versão extended, a versão curta, a versão Sonia's Kiss Mix e ainda a versão instrumental... esses singles 12" lançados no Japão sempre vinham com faixas extras e viravam objeto de desejo de colecionadores mundo afora.

Essa música atingiu o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e também serviu para divulgar o álbum Everybody Knows, que seria lançado em abril de 1990. Produzido pelo SAW, esse álbum chegou ao 7° lugar das paradas e recebeu certificado de ouro, com mais de 100 mil cópias vendidas. É fácil dizer que esse trio de produtores foi o responsável direto pelo sucesso desse trabalho, e sim, eles tem uma parcela considerável de "culpa" por esse sucesso tão grande, mas sem o carisma e o talento da Sonia, dificilmente o álbum teria obtido tamanho alcance. E podemos reconhecer isso ouvindo mais atentamente o single de You'll Never Stop Me Losing You. A parte instrumental é incrível e tem batidas fora de série, que nos intimam a soltar o corpo e dançar muito, mas é a voz empolgada e afinada da Sonia que faz toda a diferença e nos faz querer ouvir essa música muitas e muitas vezes seguidas.

Neste sábado o Autobahn sedia o Mega Revival das casas noturnas dos Anos 80: Up & Down, Contramão, Toco, Woodstock, Zoom, Victoria Pub, Broadway, Cave, Rhapsody, Rose, QG, Area, Resumo, Sunshine etc. Durante toda a noite muito New Order, Erasure, Noel, Information, Pet Shop Boys, Depeche, Front 242, Technotronic, Kon Kan, Company B, Deee-Lite, Ace of Base, A-ha, Alphaville, Stevie B, Cure, Smiths, Duran, Culture Club, Cyndi Lauper, Madonna, Sonia, Human League e muito mais na pista mais concorrida de SP!!

Nos vemos lá


Ana Paula Santos