Coletâneas
Acid House

Lado A

Contra Capa

Em junho de 1989 em pleno movimento da House Music a Som Livre lança esta coletânea com o título de Acid House, porém para os audiófilos mais exigentes que levarem o nome do álbum ao pé da letra, verão que apenas quatro das dez faixas existentes no LP pertencem ao estilo Acid House.

O Acid House tem como base sintetizadores analógicos, contrabaixos eletrônicos e bateria programada todos misturados no computador. Sendo assim vamos primeiramente comentar as quatro faixas que pertencem a esse movimento.

The Only Way is Up – Yazz : Música que alcançou as primeiras posições na parada inglesa, sendo o single mais vendido no ano de 1988 no Reino Unido e que rendeu a‘loura’ Yasmin Evans o título de rainha da House Music.

The from S’Express – S´Express: Com um ritmo contagiante essa música agita qualquer pista de dança, mas para quem viveu os anos 70 sabe que trata-se de um sampler em cima do hit de Rose Royce – ‘Is It Love You’re After de 1979.

Beat Dis – Bomb The Bass: Essa dispensa comentários. No comando de Tim Simenon, Beat Dis ficou conhecida do público brasileiro por estar na abertura do programa Clip Trip da TV Gazeta e possui vários samplers de outras músicas. Era o começo da divulgação de músicas construídas por DJ’s.

Meet Every Situation Head on - M-E-S-H: Um grande presente nesta coletânea. Assim como o Bomb The Bass, M-E-S-H e um grupo fictício que também se utiliza de toda a tecnologia de sintetizadores e samplers, porém somente esta faixa que foi a mais na divulgada na ocasião. A curiosidade sobre este projeto é que por trás da produção, além de Genesis P.Orridge, está Dave Ball, tecladista do Soft Cell, a semelhança do ritmo da música realmente lembra bastante os hits do Soft Cell.


Lado B
 
FICHA

 

"Um Sonho a Mais"
Data de Lançamento: 1985, 14 faixas

Faixa a Faixa:
01. Yazz - The Only Way Is Up (4:27)
02. S'Express - Theme From S'Express (6:00)
03. Front 242 - Headhunter (4:43)
04. Rick Astley - She Wants To Dance With Me (7:04)
05. Will To Power - Say It's Gonna Rain (3:53)
06. Milli Vanilli - Baby, Don't Forget My Number (4:03)
07. Bomb The Bass - Beat Dis (4:02)
08. Coldcut -Stop This Crazy Thing (5:55)
09. Mel & Kim - Respectable (5:37)
10. M-E-S-H - Meet Every Situation Head On (5:23)

Foto: Paulo Rubens
Gerente do Produto :
Toninho Paladino
Edição:
Ieddo Gouveia
Direção de Arte: Marciso "Pena" Carvalho

Gravadora:
Som LIvre

Agora vamos para as demais tendências contidas nesta coletânea:

Headhunter – Front 242 : O estilo agora é o EBM (Electronic Body Music) e sem dúvida este o hit Number One neste quesito. A banda belga Front 242 é a pioneira no estilo e influenciaram diversas outras bandas com suas letras politizadas e críticas. Além desta coletânea essa faixa aparece no LP Overnight Remixes com uma versão super especial e que pode ser conferida todo sábado na pista do Autobahn.

She Wants to Dance With Me – Rick Astley : Faixa produzida pelo trio inglês Stock Aitken & Waterman e que pertence ao 2º trabalho de Rick Astley - 'Hold me in Your Arms'. O interessante é que foi colocada a versão 12’ com os 7:00 de duração.

Say It’s Gonna Rain – Will to Power : Hit puxado para o estilo Freestyle, o Will to Power, composto pelo produtor musical e remixer Bob Rosemberg e os vocais de Suzi Carr e o DJ - Dr.J, fez grande sucesso com esta faixa. Quem nunca assobiou a introdução desta música na década de 80.

Milli Vanilli – Baby Don’t Forget My Number : Com uma mistura bem humorada de Reggae com Dance Music o duo Milli Vanilli formado pelo afro-francês Fab Morvan e o germano-americano Rob Pilatus emplacou cinco hits logo no primeiro trabalho, dentre eles essa faixa. Posteriormente a farsa seria desfeita em uma apresentação ao vivo do duo no Lake Compounce onde a cassete que continha a música Girl You Know It’s True falhou e foi descoberto que eles apenas dublavam as músicas e com isso o prêmio Grammy de revelação do ano de 1990 que eles haviam ganho foi cancelado.

Stop This Crazy Thing – Coldcut : O Coldcut é uma dupla inglesa formada por Jonathan More e Matt Black e nessa faixa conta com a participação de Junior Reid nos vocais.
Aqui ouvimos samplers até do grito do Tarzan. O duo teve grande destaque com a faixa ‘People Hold On’ gravada com Lisa Stansfield e eles elaboram remixes para outras bandas.

Como vocês podem ver o álbum só tem hits consagrados e teve uma ótima aceitação no mercado, posando ao lado de coletâneas como House Remix, Toco House Hits, Adrenalina e Overnight Remixes, coletâneas estas que podem ser conferidos os comentários nesta seção.

Ouçam e viajem no tempo, mas se quiserem dançar de verdade esses hits então venham curti-los na pista do Autobahn.

Reinaldo Varani