Contra Capa do Disco |
No ano de 1984 havia uma diversidade musical muito grande. Podíamos curtir ao mesmo
tempo Pop Rock, New Wave, New Romantic, Synthpop e tudo mais. O mercado fonográfico
brasileiro investia em coletâneas que faziam a alegria da galera que curtia uma boa
balada nos finais de semana e queria esticar esses momentos agradáveis dentro de
casa escutando seus discos de vinil. Então que tal reunir bons hits da época em um único bolachão!!
Pois é, pensando nisso a CBS lança no ano de 1984 duas coletâneas com o título de
Rock Wave com as bandas que agitavam o cenário musical da época. Uma coletânea é de
rock nacional e conta com bandas como Metrô, Radio Taxi, Dr. Silvana & Cia., Sempre
Livre entre outros.
A outra coletânea é internacional e é foco do nosso comentário de hoje. O
interessante nesta coletânea é que aparecem algumas bandas conhecidas do público,
porém com hits que foram pouco divulgados aqui no Brasil.
Bom se você tem um toca discos em casa que pra mim é indispensável, limpe a agulha e
comece a festa porque são 12 hits pra relembrar os bons tempos de quando se faziam
música de verdade.
Lado 1:
Synchronicity II – The Police: Faixa que pertence ao 5º trabalho da banda de 1983. O álbum “Synchronicity” do The Police tem o conceito de sincronicidade, uma relação
entre todos os eventos que acontecem no planeta terra e seus efeitos A faixa abre
com um poderoso som de sintetizador, forte marcação de bateria e vocais
arrebatadores do líder Sting. A música expressa o futurismo e ganhou para isso um
clipe no mesmo nível e muito exibido pela MTV na ocasião.
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New York, New York – Nina Hagen: Catharina Hagen, esse é o nome verdadeiro dessa
alemã que contagiou a todos na edição do Rock in Rio I e mostrou uma irreverência e
extravagância musical. Além de roqueira Nina recebeu treinamento vocal para cantora
de ópera e esbanja todo seu aprendizado no refrão de New York, New York. De quebra
aqui no Brasil ela gravou ‘Garota de Berlin’ com o cantor Supla que na época era
vocalista da banda Tokyo, ou vocês acham que aquela voz em alemão na música era de
quem!!
Kino – Nena: Gabriele Susanne Kerner ou simplesmente Nena é outra alemã presente na
coletânea e aqui vai um exemplo que citei. O hit mais conhecido dela é ’99 Luft
Baloons’ porém aqui ouvimos a faixa ‘Kino’, música bem na linha New Wave e que fala
sobre os mistérios de uma sala de cinema.
Feel’s Like Heaven – Fiction Factory: Banda escocesa com os vocais de Kevin
Patterson e os teclados de Eddie Jordan e que fazem toda a linha melódica desta song
que pra mim é simplesmente linda e maravilhosa, um New Romantic autêntico. Ao
contrário do que todos pensam a letra da música não fala de amor e sim uma amarga
separação e que atingiria também a banda que se dissolveu logo após o lançamento do
2º álbum.
Dancing In The Dark – Bruce Springsteen: Super hit extraído do álbum ‘Born in The
Usa' de 1984 e que vendeu 15 milhões de cópias na voz rouca de Bruce Springsteen e
que deu a ele um prêmio Grammy de melhor cantor do ano. Quem não se lembra de sua
atuação no clipe de ‘We Are The World’ do Usa For África, isso fez com que ele
ficasse mais popular ainda.
Should I Stay Or Should I Go? – The Clash: Faixa de 1982 e extraída do álbum ‘Combat
Rock’ o mais bem sucedido trabalho do The Clash que funcionou como um divisor de águas, pois após a turnê de divulgação do álbum, houve conflitos entre os
integrantes da banda ocasionando a demissão do baterista Topper Headon e a expulsão
do guitarrista e vocalista Mick Jones e assim estava decretada a decadência do The
Clash que se disseminou em 1985.
FICHA
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"Rock Wave "
Data de Lançamento: 1984
Faixas: 12 faixas
Duração: 43 minutos aproximadamente
Faixa a Faixa:
01. Police, The - Sinchronicity II
02. Nina Hagen - New York, New York
03. Nena - Kino (Cinema)
04. Fiction Factory - (Feels Like) Heaven
05. Bruce Springsteen - Dancing In The Dark
06. Clash, The - Shout I Stay Or Shout I Go?
07. Kenny Loggins - I'm Free (Heaven Helps The Man)
08. Men At Work - No Restrictions
09. Powerplay (4) - Can't Stand It
10. Wang Chung - Dance Hall Days
11. The The - Uncertain Smile
12. Australian Crawl - Things Don't Seem
Gravadora: Discos CBS
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Lado 2:
I’m Free (Heaven Helps The Man) – Kenny Loggins: Outro bom exemplo é essa faixa.
Kenny Loggins marcou presença nos anos 80 com o mega-hit ‘Footloose’ trilha sonora
do filme de mesmo nome e essa faixa também pertence a trilha de Footloose – Ritmo
Louco. Vale a pena conferir para quem acha que Kenny Loggins é um ‘One Hit Wonder’.
Só a título de curiosidade outra faixa dele entraria para outro consagrado filme dos
anos 80, ‘Danger Zone’ para o filme Top Gun - Ases Indomáveis.
No Restrictions – Men At Work: Então o que me dizem disso!. A banda australiana
liderada pelo vocalista Colin Hay emplacou sucessos como ‘Down Under’, Overkill’ e ‘Who Can It You Be Now?’, porém aqui vemos uma faixa não tão convencional para uma
coletânea de hits. Vale um comentário que muitos não sabem, mas o Men At Work
conseguiu no ano de 1982 desbancar o sucesso do álbum ‘Thriller’de Michael Jackson e
no ano de 1983 eles ganharam o prêmio Grammy como banda revelação.
Can’t Stand It – Powerplay: - Banda de origem holandesa, essa realmente é
desconhecida por aqui, tanto a música como a banda.
Dance Hall Days – Wang Chung: A banda londrina emplacou este hit no Top 40 dos
Estados Unidos chegando a 16ª posição, mas não atingiu grande sucesso em sua terra
natal. O trio era formado pelo vocalista e guitarrista Jack Hues, o baixista Nick
Feldman e o baterista Darren Costin.
Uncertain Smile – The The: Banda liderada pelo vocalista Matt Johnson que com uma
voz grave, bem colocada e com uma linha de baixo e teclados impecáveis, fazem de
Uncertain Smile, um hit perfeito que retrata bem o estilo alternativo que rolava nas
rádios na década de 80 como a 89 FM. Outro grande sucesso dessa banda é ‘This Is The
Day’.
Things Don’t Seem – Australian Crawl: Também conhecida por OZ Crawl e como o
próprio nome diz mais uma banda australiana nesta coletânea trazendo uma faixa mais
agitada e com solos de guitarra. Juntamente com o Men At Work, eles são
categorizados como o estilo Surf Music dos anos 80.
Curiosidade:
Era típico da década de 80 que as coletâneas brasileiras de músicas internacionais
vinham com a tradução para o português do título da música entre parênteses. Isso é
observado na contra-capa deste álbum.