Os Estilos dos anos 80

Freestyle


Noel

O estilo surgiu no começo dos anos 80 nos Estados Unidos, tendo como principal influência, assim como quase tudo que surgiu nos anos 80, o som dos alemães do Kraftwerk, e na Disco Music, principalmente a produzida por Giorgio Moroder. Eles revolucionaram a música em meados dos anos 70, com seus teclados e sintetizadores, utilizando toda tecnologia disponível para ser fazer música, criando sons extraordinários e inovadores até os dias de hoje.

Podemos dizer quer o início se deu no final de 1981, quando Kevin Donovan já intitulado na época como Afrika Bambaata, e a turma do Soul Sonic Force do DJ Kool Herc se uniram a lenda viva: o produtor Arthur Baker e seu parceiro, o tecladista John Robie. Usando como base a música “Super Sporm” do baixista Captain Sky de 1978 e trechos de “Trans Europe Express” do Kraftwerk, surge “Planet Rock”, pela gravadora Tommy Boy de Tommy Mottola, que lançou muita gente do Freestyle no decorrer dos anos 80. Mas a música que realmente apresenta todos os elementos que marcariam o estilo Freestyle é “Play at Your Own Risk” do Planet Patrol, de 1982, que tem mais uma vez a produção de Arthur Baker, que usou a mesma base de Planet Rock do Afrika Bambaataa e Soul Sonic Force, teclados melódicos de John Robie, a batida um pouco mais lenta e letra sentimental, elementos marcantes e presentes no Freestyle, que serviram de base para tudo que foi criado no estilo nos anos seguintes.

Em 1983 pelo selo Emergency do ítalo-americano Sergio Cossa é lançado o single “Let the Music Play” e na seqüência “Give Me Tonight” com a cantora Shannon, com a produção de Mark Liggett e Chris Barbosa foi sucesso nas rádios e pistas de dança.

No ano seguinte (84), aparece a música que é considerada um marco do estilo. Com a produção de Pretty Tony Built, usando sintetizadores para alterar as vozes dos cantores, utilizando toda a tecnologia disponível na época, é lançado “Don’t Stop the Rock” do grupo Freestyle que se torna hit imediato, seguida de “It’s Automatic”.

  
J.J. Fad, Afrika Bambatta e Duran Duran

Os latinos entram de cabeça na onda do Freestyle, e fazem a diferença incorporando elementos da salsa e merengue além de outros ritmos latinos. Começam a pipocar grupos, principalmente em Miami, berço dos latinos nos Estados Unidos. Seguindo esta linha temos como umas das primeiras referências a cantora porto riquenha Lisa Lisa e o seu grupo Cult Jam with Full Force com a música “Can you Feel the Beat” de 1985.

Surge então grupos formados principalmente por trios, como o Sweet Sensation, formado por Betty Lebron e as irmãs Margie e Mari Fernandes, que estouraram nas paradas com a música “Hooked on You” de 86, The Cover Girls com “Show Me” também lançada em 86 e que só veio a fazer sucesso por aqui em 1989. Temos ainda o Company B com “Fascinated” , “Full Circle” e “Perfect Lover”, enormes sucessos no Brasil. O trio Expose com as músicas “Let Me Be The One” e “Point Of No Return”, com a produção de Lewis A. Martinee, que em 1990 lançou e produziu outro trio, chamado Paris By Air com as músicas “C`mon And Dance With Me” e “Voices In Your Head”, que não fizeram muito sucesso no Brasil, mas eu recomendo.

  
Sweet Sensation, Information Society e Pajama Party

Falando em produtores, outro cara importantíssimo no movimento foi Tony Garcia, conhecido como Dr. Edit, que em 1985 produziu e lançou vários artistas como Lil Suzy com a música “Take Me In Your Arms”, criando aí a batida Miami Bass, claro, com total influência das músicas “Planet Rock” e ”Play At Your Own Risk”, já citadas como o marco inicial do movimento Freestyle. Temos então melodias marcantes, batida forte e envolvente e letras sentimentais falando sempre de amor. Tony Garcia produziu ainda cantores como Reinald-O e Peter Fontaine. Também cantou a música que fez grande sucesso por aqui em 1990 chamada “Just Like The Wind”.

Um trio de rapazes que acabou fazendo muito sucesso em Miami no ano de 1987 foi o TKA, uma fábrica de hits, lançados pelo selo Tommy Boy, com músicas como “Maria”, “Tears my Fall”, “Louder Than Love”, “You Are The One” e a mais conhecida dos brasileiros “X-Ray Vision”.

  
Royalty, Lil Susy e Celi Bee

Falando em mais conhecido dos brasileiros, Stevie B com certeza é um deles, com o hit “Spring Love” e a menos conhecidas mais também sensacionais “In My Eyes”, “Dreamin of Love” e “I Wanna Be The One”. Mas em termos de popularidade ninguém bate Noel com a sua “Silent Morning”, single lançado em 1987 e produzido por Roman Ricardo e Paul Robb. A música só pintou por aqui praticamente um ano depois com o lançamento do disco do cara, chamado simplesmente Noel.

Destaque para as faixas “Like Child” (outro sucesso absurdo nas pistas e rádios), “Change”, “Fire to Ice” e a sensacional “Out Of Time”. Podemos dizer que o sucesso de Noel na época foi responsável pela popularização definitiva do estilo Freestyle, principalmente em São Paulo, que não dava muita atenção para este estilo de música até então, diferente do Rio de Janeiro, que desde do começo dos anos 80 abraçou o estilo. Isto se deve as chamadas equipes de som como Furacão 2000, Cash Box, Som na Caixa, entre outras que lançavam várias coletâneas somente com músicas deste estilo, batizadas pelos cariocas como Melô (Abreviação de Melodia). Tinha, Melô do Piano, Melô da Mimosa, e por aí seguia.

  
Company B, Cover Girls e Exposé

Um fato curioso é que muitos destes estilos que surgiram em meados dos anos 80, como o Acid House, Synth Pop e o próprio Freestyle foram chamados simplesmente de House Music por aqui. Isto aconteceu porque praticamente as músicas que marcavam estes estilos chegaram de uma só vez, já no final dos anos 80. O grupo The Voice In Fashion é um exemplo deste atraso, com seu grande hit “Give me Your Love”, música de 1986, que não fez muito sucesso no Estados Unidos, mas que aqui no Brasil em 1989, foi uma das mais executadas em todas as rádios e pistas de dança. Ao descobrirem tal sucesso em terras brasileiras, isso já em 1992, resolveram desembarcar por aqui pra faturar uma grana. Fizeram algumas apresentações em programas de TV e também shows pelo Brasil. Falando nos caras, em 1988 produziram a faixa “All She Wants Is” do Duran Duran, usando como base “Running” do Information Society. A base da música “Running” foi produzida em 1984! E só dois anos mais tarde (1986) veio a letra e também uma versão de pouco mais de 4 minutos, com muitos samplers feita pelos caras do Information. Digamos que a versão final de “Running” conhecida por nós é uma junção de tudo isso.

  
Lissete Melendez, TKA e The Voice In Fashion

Mas o grande sucesso só veio no final de 88, como lançamento do álbum do grupo chamado Information Society, pelo selo Tommy Boy. “What s on Your Mind” foi um sucesso absoluto, seguida de “Running” e “Walking Away”. Seguindo uma linha mais irreverente surgiram grupos como o JJ FAD e o seu grande sucesso “Supersonic”, o Gucci Grew com “Sally That Girl” e os desbocados do The 2 Live Crew com “We Want Some Pussy”, algo bem parecido com o chamado Funk do Rio de Janeiro. Entre os muitos nomes do Freestyle e que fizeram muito sucesso no Estados Unidos, principalmente em Miami estäo: Diamante, Cynthia, Figueroa, Coro, Michelle Diaz, Lissete Melendez, Samuel, Trinere, Yanda, Connie, Shavonne, Natalie e Will The Power com a música “Say It’s Gonna Rain”, sucesso nas pistas de dança por aqui. O movimento perdurou até o começo dos anos 90, quando perdeu sua força, mas ainda é muito lembrado e festejado principalmente em Miami.

Assim, termina a minha pequena contribuição, falando de um movimento muito importante dos anos 80. Aos amantes do Freestyle e dos anos 80, um grande abraço e até mais!

 

Sandro Moraes

 


Página inicial - Estilos
voltar