Pet Shop Boys - Rent
Destaque para a dupla Pet Shop Boys, mais especificamente para o Clip da musica Rent, que faz parte do álbum Actually lançado em 1987, que conta com sucessos como It`s a Sin e Heart. Mas para falar deste Clip é necessário primeiramente entender a letra de Rent, que fala sobre relacionamentos construídos simplesmente pelo interesse financeiro, exemplos não nos faltam na atual sociedade. Para que tudo fique muito claro vamos dar uma examinada em alguns trechos da música:
“Você me veste bem, sou seu fantoche
Você me compra coisas, amo isso
Você me traz comida, preciso disso,
Você me dá amor, sinto isso
E olhe pra nós dois em acordo
Com tudo que nós vemos
Nunca quero nada, é fácil,
Você compra tudo que eu preciso
Mas olhe para minhas esperanças, olhe para meus sonhos, o dinheiro que gastamos”
Refrão:“Te amo, você paga o meu aluguel”
Bom, nem precisa dizer mais nada...rs. Então vamos ao Clip de Rent, que foi dirigido por Derek Jaman, e começa mostrando um banquete, um jantar refinado e cheio de pessoas ricas, em destaque uma loira esnobe e entediada, vemos então o vocalista Neil Tennant fazendo o papel de chofer desta mulher, enquanto canta a letra da música deixando claro em sua expressão um certo descontentamento e aversão à situação. Enquanto isso, o tecladista Chris Lowe com uma mochila nas costas, inconformado, segue em direção a uma estação de trem.
Voltamos ao fatídico jantar, quando a nossa personagem, a mulher loira vê o seu marido flertando com várias mulheres sem se preocupar com a sua presença, já que ele compra tudo para ela, fazendo dela apenas um fantoche. Indignada ela abandona a mesa e sai pela cidade em sua limosine, conduzida por Neil Tennant. Nos deparamos com cenas curtas em câmera lenta no jantar, mostrando as pessoas se esbaldando em guloseimas, caviar, doces e bebidas, que nos mostram a futilidade, gula e luxúria presente no mundo do interesse, isso claro faz um paralelo com a letra de Rent, e o clip acaba se aprofundando um pouco mais na questão do comportamento que o dinheiro e o poder despertam no ser humano.
De volta a limosine, a mulher loira chega a uma estação de trem, e para a nossa surpresa vai de encontro ao tecladista Chris Lowe, digo surpresa porque durante o Clip não fica claro que há uma ligação entre os dois, e pelo menos desta vez o amor falou mais alto que o interesse pelo dinheiro, sinal que ainda há esperança para os que acreditam no amor sem interesse.
Abraço a todos!
Sandro Moraes |