Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Duran Duran - New Moon on Monday

 

Este vídeo clipe do Duran Duran foi lançado em 1984, 2º. Single do Terceira álbum da banda, “Seven and the Ragged Tiger”. Este som alcançou as paradas Britânicas e americanas: em 11 de Fevereiro alcançou o 9º. Lugar no UK Single Chart, e em 17 de Março, 10º na US Billboard Hot 100.

O clip foi gravado em uma Vilarejo da França, Noyers, na primeira semana de Janeiro de 1984, e foi dirigido por Brian Grant.

O clip teve 4 diferentes versões, até uma chamada “Movie –Version” com 17 minutos. É uma historinha mesmo. As versões mais curtas foram feitas por uma questão comercial para poder passar nos programas de Video-clip e na MTV.


Mesmo na versão mais curta, dá prá ter uma noção da história que eles querem passar: eles são jovens revolucionários, lutando contra o opressivo regime militarista daquela cidade.

Na versão mias longa, temos uma grande introdução dentro de um teatro, onde está rolando o ensaio de uma peça, e o Simon faz o primeiro contato dele com uma jovem que ajuda a liderar esta revolução. Podemos ver uma parte do ensaio da peça toda em Francês.

Eles deixam claro que os integrantes da Banda (Simon, Roger, Nick, John e Andy), fazem parte desta “Conspiração” e aparecem infiltrados taticamente na história. Nesta época eles costumavam fazer isso: toda a Banda é parte da história, tem seu personagem, viram “atores”! Quando Simon é levado pelo segurança para conversar com a “Mocinha”  da História, ele passa por uma sala onde vê o Roger. Ele diz ao Simon que deve participar da revolução, e que se trata de uma “Vingança! Pura e simples!”

   
   

Eles saem do teatro do moto, e vão para o vilarejo encontrar os outros membros da Banda (seis comparsas). John Taylor e Nick Rhodes chegam em uma carroça (que está cheia de explosivos e coisas para prepararem a revolução). Eles chegam em um bar, onde lá dentro eles tem o seu “contato” – uma senhorinha que aparece sozinha na mesa, tomando uma taça de vinho - e ela os leva para o porão todo equipado, com computadores e uma prensa para eles fazerem os flyers para a divulgação da Revolução na região.

Detalhe: é neste clip, que aparece o símbolo que vemos no álbum, que se tornou um símbolo da banda. Alguns dizem que parece uma “aranha”, uma “antena”, ou um “símbolo nazista”. Neste clipe, aparece na gola da Jaqueta do Simon, na parede do porão onde tem os computadores, nas bandeiras que eles levam as ruas para mostrar que são “Os Rebeldes”, e no final, este símbolo aparece acesso, como “fogos” na rua.

   

Bom, depois de tudo preparado, o filme ainda mostra a distribuição os flyers nas ruas, sempre “de olho” nos guardas que podiam prendê-los. À noite, aparece uma briga nas ruas, a “Revolução dos Rebeldes” propriamente dita, os guardas chegando de cavalos e avançando neles.

Tudo muito bem feito, digno de uma história do James Bond. Não é à Tôa, que no ano seguinte, eles foram convidados prá gravar a trilha sonora de um filme do 007, e eles gravaram um clip como se eles fizessem parte do filme, como espiões também! Mas, isso é uma outro história.... rsrsrs

O som que rola neste clip com 17 minutos, é a versão Extended da música, e eles “estenderam” mais ainda em várias partes da história.

Vale a pena vocês procurarem e assistirem esta Long Version com 17 minutos no YouTube. É muito interessante e diferente de outros clips por aí!

  

Paully

Edições Anteriores


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80